A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

13/01/2009 19:00

Grupo começa a planejar transferência da saúde indígena

Redação

A transferência da responsabilidade pela saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o Ministério da Saúde já começou a ser projetada pelo grupo de trabalho que trata do assunto.

A equipe, formada por representantes dos indígenas, da Fundação Nacional do Índio (Funai), do MS e da Funasa, reuniu-se pela primeira vez na semana pasada e pretende realizar seminários em fevereiro, março e abril, segundo Antônio Alves, coordenador do grupo responsável pela criação da Secretaria Especial de Atenção à Saúde Indígena.

Alves é secretário de gestão participativa do Ministério da Saúde. "A cada dia que passa estou mais convencido da necessidade de o ministério trazer pra si esse debate e assumir essa responsabilidade que é a sociedade com 500 mil brasileiros que são os verdadeiros habitantes desse país desde antes de chegarem aqui os brancos" afirmou o coordenador em entrevista hoje (13) à Rádio Nacional..

A saúde indígena sairá do controle da Funasa após um pedido dos indígenas. "De lá pra cá [desde a implantação da Funasa] a gente tem observado, até talvez por ela ser uma autarquia e estar fora da estrutura do ministério, uma certa dificuldade na implementação das ações. Há uma grande melhora da atenção à saúde indígena, mas ainda com uma certa dificuldade na execução" explicou Alves.

Ele informou que as próximas reuniões do grupo devem ocorrer nos dias nove e dez de fevereiro, quando os resultados do trabalho em andamento deverão ser apresentados à comunidade indígena.

"A comunidade indígena exige que, concluído esse trabalho dos subgrupos e aprovado por esse grupo maior, a gente leve esse resultado pra mostrar aos índios em seminários regionais para eles possam melhorá-lo, se esse for esse o anseio deles, e então fazer esse encaminhamento - a transferência do departamento de saúde indígena que está na Funasa, para o Ministério da Saúde", concluiu Alves.

Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...
Acordo entre poupadores e bancos vai beneficiar 30% dos que entraram na Justiça
Das 10 milhões de pessoas que entraram na Justiça por perdas no rendimento de cadernetas de poupança, apenas cerca de 3 milhões serão beneficiadas, s...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions