ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Grupo de elite da PM de MS passa a se chamar Bope

Marta Ferreira | 14/12/2010 09:22

Mudança faria parte de projeto que amplia efetivo da corporação

Fachada da Cigcoe já recebeu novo nome, ainda não oficializado. (Foto: João Garrigó)
Fachada da Cigcoe já recebeu novo nome, ainda não oficializado. (Foto: João Garrigó)

Considerado o grupo de elite da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises), vai passar a se chamar Bope (Batalhão de Operações Especiais), nome que ficou famoso após o filme Tropa de Elite, sobre o grupo homônimo do Rio de Janeiro. Embora a alteração ainda não tenha sido oficializada, a nova denominação já está escrita na sede do grupo, na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, em meio a uma pintura camuflada.

A mudança faz parte das alterações que a PM pretende a partir da aprovação da a lei que sobre a organização básica, composição e funcionamento da corporação, que inclui o aumento do efetivo de 7 mil policiais para 9,3 mil. O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa.

Com o aumento do efetivo, unidades que hoje são companhias vão passar a ser batalhões, com uma estrutura maior. Isso deve acontecer com a Cigcoe, com a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) e com a Ciagda (Companhia de Escolta e Guarda), que também ganharão o status de batalhão.

No caso da Cigcoe, a escolha do nome Bope, conforme integrantes da companhia, não teria relação direta com o grupo famoso do Rio de Janeiro e sim com a denominação final usada pela companhia, especializada em operações especiais.

A justiticativa é que há outros estados além do Rio de Janeiro, onde o grupo de elite da PM se chama Bope, como é o caso do Distrito Federal.

O novo letreiro da Companhia, já com o nome Bope, estava descoberto ontem, mas hoje apenas letra e pode ser vista. O motivo alegado é o fato de a alteração ainda não estar oficializada.

O símbolo do grupo não deve mudar. Assim como o Bope do RJ, ele traz uma faca cravada em uma caveira, que se sobrepõe a duas garruchas ao fundo. As informações sobre a heráldica da Cigcoe afirmam que este é o símbolo utilizado por todos as unidades de operações especiais e significa a “ vitória do Policial Militar sobre a morte, em razão dos conhecimentos e treinamento que possui”.

Nos siga no Google Notícias