ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Gruta de Bonito consegue licença pioneira para visitação

Redação | 16/07/2008 08:50

Um dos atrativos turísticos mais visitados de Mato Grosso do Sul, a Gruta do Lago Azul, em Bonito, é a primeira caverna do País a receber autorização para visitação turística, licença garantida por portaria do Imasul publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira.

Com a autorização, a prefeitura agora tem aval para seguir em frente com projeto para garantir estrutura de visitação, orçado em R$ 1,5 milhão. O secretário de Turismo, Augusto Barbosa Mariano, afirma que a autorização pelo Imasul é uma conquista.

Segundo ele, as regras para visitação, para garantir que seja produzido o mínimo possível de impacto, já eram seguidas há vários anos pelo município, propositor do plano de manejo.

Conforme homologado pelo Imasul e já praticado, as visitas são limitadas a 305 pessoas por dia, em grupos de 15 mais o guia, além da previsão do uso de equipamentos de segurança como capacete de três pontos e calçados fixos com solado de borracha.

A falta de licença ambiental chegou a gerar embargo à visitação da gruta no ano de 2006, mas que durou poucos dias.

Agora, com a autorização para funcionamento, explica o secretário de Turismo, será possível dar andamento ao projeto para melhoria do receptivo, dos banheiros e implantação de uma escadaria com pedras da região, dentro da gruta. A intenção é buscar recursos no Ministério do Turismo, agora que há respaldo do órgão licenciador.

Só a escadaria deve custar R$ 350 mil. Parte dos recursos virá da própria arrecadação da gruta. O objetivo é garantir segurança aos visitantes e reduzir os impactos. Isso será possível, segundo explica Mariano, com a implantação de uma escada com corrimão e que vai contornar a gruta. Assim não será percorrido o mesmo caminho de entrada e saída na gruta.

A gruta recebe cerca de 45 mil visitantes ao ano mas, no período chuvoso, devido à falta de segurança, centenas de visitações são canceladas porque a gruta fica interditada.

Nos siga no Google Notícias