ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Hemosul vai ganhar banco de congelamento de cordão umbilical

Ricardo Campos Jr. | 13/12/2010 14:55

Objetivo é facilitar busca por doadores de medula óssea compatíveis

Para aumentar as chances de encontrar doadores de medula óssea compatíveis com os pacientes, será implantado no Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul) um banco de congelamento de cordão umbilical. A novidade foi divulgada hoje junto com o início da campanha para cadastramento de doadores de medula.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Hemosul, o diretor do Centro de Transplantes de Medula Óssea do Instituto Nacional do Câncer e coordenador da rede de bancos de congelamento de cordão umbilical nos núcleos hemoterápicos dos Estados Luiz Fernando da Silva Bouzas vem a Campo Grande na tarde de hoje e deve ficar na Capital até amanhã (14).

Bouzas vai se reunir primeiramente com os diretores e técnicos responsáveis do Hemosul e amanhã com representantes de órgãos públicos e entidades relacionadas com o banco de congelamento e vai explicar como será feita a implantação. Ainda não há prazos e datas para que o banco comece a operar.

Será um grande avanço na busca por doadores de medula óssea, segundo informou a assessoria do Hemosul. O material congelado estará à disposição de todos aqueles que precisarem de doação e facilitará na localização de doadores compatíveis, uma vez que estará interligado com um sistema único para todo o Brasil.

Campanha - Como parte de uma ação que acontece em todo o país, a Hemorrede de Mato Grosso do Sul promove a partir de hoje (13) uma campanha para cadastramento de doadores voluntários de medula óssea.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul), haverá cadastro tanto na Capital como no interior, nas cidades de Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana, Três Lagoas, Dourados, Coxim e Paranaíba.

Em Campo Grande, os postos de coleta serão montados nos bancos de sangue dos hospitais Regional e Universitário e também na Santa Casa pela manhã e no Hemosul durante o dia inteiro. A intenção da campanha é mobilizar o maior número de doadores possível.

Segundo dados do Hemosul, no Estado, cerca de 70 mil doadores já deram o primeiro passo para salvar vidas se cadastrando como doadores de medula óssea.

Nos siga no Google Notícias