ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Homem preso por querer matar rei da Suécia é de Mato Grosso do Sul

Aline dos Santos | 22/09/2012 10:38

Moradora em Campo Grande, mãe tenta trazer filho para a casa

O brasileiro preso desde 6 de agosto por tentar matar o rei da Suécia é de Mato Grosso do Sul. Josnel Caldas Júnior, de 24 anos, nasceu em Ladário e, antes da viagem, morava em Campo Grande. De acordo com a Folha de São Paulo, ele foi preso em Estocolmo por ter atacado um guarda do palácio do governo sueco e confessado a intenção de matar o rei Carl Gustaf.

Um vídeo mostra que a intenção do agressor, que carregava uma faca na cintura, parece ser a de tirar a pistola do segurança. O ataque não chegou, de fato, a ameaçar a vida do rei, que mora a 11 km do local da agressão.

Moradora em Campo Grande, a mãe do jovem foi pega de surpresa, sendo avisada por jornalista sobre a real situação do filho no país europeu. “Ele ligava e contava que estava bem, trabalhando, ganhando 500 coroas [moeda oficial]”, conta. Ela só estranhava o fato de antes do filho falar, um homem é quem fazia a ligação.

Segundo a mãe, ele não está preso, mas sendo tratado em um hospital. O jovem sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), desencadeado após a perda súbita do irmão, que morreu de infarto aos 24 anos. Recentemente, a mãe deu uma ajuda financeira para que o agora então seu único filho recomeçasse a vida, mas ele usou os R$ 20 mil para viajar. No Brasil, deixou os remédios do tratamento. A viagem começou em 25 de julho.

A mulher conta que o filho não tinha amigos na Suécia, somente comentava que achava o lugar bonito. Agora, ela tenta descobrir como pode trazê-lo de volta para a casa. “O jornalista da Folha de São Paulo, que tem correspondente lá, me passou o e-mail da embaixada. Enviei, mas até agora não tive resposta”, conta.

A língua é uma barreira para que ela consiga se comunicar no país europeu. “Mas acho que vai dar tudo certo. Creio em Deus. Ele vai voltar para casa e fazer o tratamento”, aguarda, confiante.

O jovem é acusado de agressão a funcionário público, tentativa de crime grave e porte de arma branca. Ele foi condenado a pagar 5 mil coroas suecas (R$ 1.550) de indenização ao segurança. A embaixada brasileira na Suécia ainda não se pronunciou.

Nos siga no Google Notícias