ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ibama faz consulta até abril de bichos de estimação

Redação | 09/03/2008 11:20

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) abriu consulta pública sobre uma lista prévia com mais de 50 espécies da fauna silvestre nativa que podem ter permitidas a criação e os que devem sair da listagem. O órgão ambiental quer saber os tipos de bichos serão considerados animais de estimação.

Os interessados podem ter acesso à consulta até 6 de abril, no site www.ibama.gov.br. Quando terminar o prazo o Ibama terá mais 30 dias para sistematizar todas as contribuições e editar a portaria final.

Qualquer pessoa pode contribuir ao processo enviando suas sugestões opinições justificadas sobre as espécies a serem incluídas ou excluídas na lista para o e-mail: fauna.sede@ibama.gov.br.. Serão analisadas somente as contribuições que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Essa é uma iniciativa pioneira do Conama, visando cobrir uma lacuna. Hoje, não existe nenhuma lei definindo quais são as espécies que podem ser criadas como bicho de estimação. O COnama frisa que a população a população não deve comprar animais silvestres em feira ou beira de estrada, pois estará contribuindo para a exploração predatória e contrabando de animais.

O Ibama está providenciando a lista prevista por uma resolução do Conamacom espécies da fauna silvestre que poderiam ser comercializadas em lojas de animais, lembrando que elas devem ser oriundas de criadouros devidamente regularizados pelo órgão.

Nos siga no Google Notícias