ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Índio morre em suposto confronto em área de conflito por território

Amanda Bogo e Helio de Freitas | 04/08/2016 19:13
Enterro de Clodioudo, no dia 16 de junho; outra morte ocorreu na região (Foto: Helio de Freitas)
Enterro de Clodioudo, no dia 16 de junho; outra morte ocorreu na região (Foto: Helio de Freitas)

A polícia de Caarapó, distante 283 km ao sul de Campo Grande, investiga a morte de um indígena na Aldeia Te'yíkue, na noite desta quinta-feira (4). O local é o mesmo onde em junho um índio, agente de saúde, foi morto em confronto com fazendeiros.

Conforme informações policiais, uma equipe foi ate o local e soube informar apenas a morte do indígena, ainda não identificado, sem detalhes sobre o que teria ocorrido. Equipe de perícia da Polícia Civil de Dourados também foi acionada. 

Informações não oficiais apontam que um ataque de fazendeiros teria sido feito no local. Porém, até o fechamento deste texto, ninguém confirmava um novo confronto.

O Campo Grande News entrou em contato com Cleber Buzato, diretor-geral do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), que disse não saber da situação e estar averiguando o que houve, e com Matias Rempel, dirigente local do Cimi, mas as ligações não foram completadas.

Violência - No dia 14 de junho, o agente de saúde Clodioudo Aguile Rodrigues dos Santos, 26 anos, indígena, morreu em suposto conflito contra fazendeiros na mesma região. Ma ocasião, indígenas guarani-kaiowá invadiram as fazendas Yvu, Novilho e Santa Maria, além de outros oitos sítios nos arredores da reserva TeyKuê.

Após confronto com produtores, que teriam ido à área invadida para libertar funcionários, os índios bloquearam a estrada. Crianças ficaram feridas e policiais do batalhão de Caarapó chegaram a ser feitos de reféns, tendo armas retidas pelos índios.

Em julho, índios que ocupavam 11 propriedades rurais sofreram ataque a tiros, e segundo o Cimi um homem de 32 anos e dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram atingidos pelos disparos, que teriam sido feitos por seguranças de fazendeiros.

Nos siga no Google Notícias