A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

18/05/2009 11:48

Índios mantêm ocupação da Funai por tempo indeterminado

Redação

Em protesto pela indefinição de quem será o futuro comandante regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), um grupo com 18 caciques invadiu e ocupa o prédio do órgão em Campo Grande por tempo indeterminado. Outros caciques também devem se unir ao grupo.

O cacique Alcery Marques, da etnia Terena, de Aquidauana, diz que eles permanecerão no local até obterem uma resposta do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira. Os ocupantes afirmam que as seis etnias e todos os municípios da região de Campo Grande estão representados nesta comissão.

Segundo Marques, os índios querem a efetivação de Joãozinho da Silva que está interinamente no comando do órgão em Campo Grande. A condição de interino seria um fato limitador à atuação do presidente substituto. "Estamos há seis meses com administrador substituto. Ele não tem como fazer parceria, ele fica sem ação", afirmou.

Durante o período de ocupação, os funcionários ficam impedidos de entrar. Trabalham no prédio da Funai de Campo Grande cerca de 40 funcionários, alguns deles terceirizados. Vários ficaram na calçada, esperando a desocupação que não deve acontecer tão cedo.

Esta foi a segunda invasão somente neste mês (em abril também houve ocupação do prédio). A fundação está sem titular desde a demissão do antigo presidente, Jorge Antônio das Neves.

Desta vez, não houve violência por parte dos índios. Os funcionários anteciparam a chegada dos índios e desocuparam o prédio.

STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions