ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Índios protestam por demarcações e contra o preconceito

Redação | 19/09/2008 15:36

Caminhada de cerca mil pessoas do povo Guarani Kaiowá e de movimentos sociais será realizada amanhã de manhã em Dourados para protestar contra preconceito contra indígenas, que estaria sendo gerado por informações de movimentos contrários à demarcação de terras.

Durante a caminhada será divulgado o manifesto "Demarcação das terras Kaiowá Guarani: O diálogo como melhor caminho".

"A caminhada tem objetivo de sensibilizar a sociedade em relação ao crescente preconceito contra os indígenas, e de questionar as mentiras que têm sido divulgadas sobre a questão da demarcação das terras dos povos", diz o informe do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) sobre a manifestação.

Anastácio Peralta, da Comissão de Direitos Kaiowá Guarani, confirma que os indígenas estão sofrendo preconceito com as informações divulgadas sobre as posições dos índios no processo de demarcação.

"Estamos sofrendo discriminação, pois os políticos e os fazendeiros estão divulgando muitas mentiras sobre essa história das terras. Não queremos 26 cidades como eles dizem, só os nossos tekohá (terras tradicionalmente habitadas). Eles sabem que não é isso, mas dizem isso para criar tumulto e preocupação na população", afirma Anastácio.

A caminhada sairá às 9h da Câmara Municipal de Dourados e irá até a Praça Antônio João, no centro da cidade.

Nos siga no Google Notícias