ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Inscrição para competição de português começa dia 19

Redação | 30/01/2008 13:30

Começa no próximo dia 19 o período de inscrições para a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A expectativa do MEC (Ministério da Educação) é de que seis milhões de estudantes de escolas públicas participem da competição que irá distribuir medalhas, livros, eletrônicos e computadores para alunos, escolas e professores.

A intenção é alcançar 73.118 escolas, 200 mil professores em 4.450 municípios.O MEC irá investir R$ 15 milhões na produção de diferentes materiais didáticos, realização de oficinas de leitura e campanha de divulgação.

Também haverá recursos para transporte e hospedagem de alunos, professores e equipe de formação. O dinheiro resulta da parceria entre o Ministério da Educação, Fundação Itaú Social, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

"O lugar onde vivo" será o tema central da olimpíada, desenvolvido em três gêneros textuais: poesia, memória e artigo de opinião. Para ajudar os alunos a se preparar, os professores receberão um Caderno de Orientação do Professor, com idéias para discutir a temática em sala de aula.

Poderão participar professores e alunos da 4ª e 5ª séries (5º e 6º anos), de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do ensino fundamental e também de 2º e 3º anos do ensino médio. As inscrições terminam em 14 de abril.

Haverá seleção de textos, nas escolas, municípios e nos estados, além das escolhas regionais, quando serão definidos 500 semifinalistas. Os estudantes e professores selecionados para a semifinal participarão das atividades de formação e culturais nas cidades-pólo. A cidade pólo da região Centro-Oeste é Goiânia.

última etapa será o encontro nacional para 150 finalistas, em Brasília, onde também haverá atividades culturais e cerimônia de premiação. Destes 150, serão escolhidos 15 estudantes e professores. Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros.

Os 150 finalistas ganharão medalhas de prata e micro-systems. Os 15 classificados na etapa nacional receberão medalhas de ouro, computadores e impressores. As escolas onde estudam os 15 selecionados também ganharão prêmios: laboratório de informática com 10 micro-computadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca, e os municípios de onde vêm os campeões receberão selo concedido pelo MEC.

A Olimpíada será oficialmente lançada em 19 de fevereiro, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, quando serão divulgados o cronograma e detalhes do processo de inscrição. Haverá também lançamentos regionais em todas as cidades-pólo.

Nos siga no Google Notícias