ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

"Temos ferramentas para impedir uso de tecnologia pelo crime”, diz secretário

Afirma é referente a derrubada de um drone próximo a penitenciária de Dourados no domingo (14)

Guilherme Henri e Mayara Bueno | 15/01/2018 13:25
Secretário de segurança Antônio Carlos Videira em evento (Foto: André Bittar)
Secretário de segurança Antônio Carlos Videira em evento (Foto: André Bittar)

O secretário titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) Antônio Carlos Videira disse na manhã desta segunda-feira (15) que o Governo de MS tem ferramentas para impedir que a tecnologia seja usada em favor do crime.

A afirmação é referente ao drone, que estava com uma sacola e foi derrubado a tiros pela Polícia Militar próximo a Penitenciária de Dourados – a 233 quilômetros da Capital – na madrugada de domingo (14).

Para o secretário, o episódio é a prova que o mundo do crime tem acesso à tecnologia, “mas nós temos ferramentas para impedir que esses instrumentos sejam utilizados em favor do crime”.

Conforme Antônio Carlos, além de tecnologia, o Governo do Estado também tem investido em capacitação dos servidores prevendo episódios como o do drone. “A gestão do sistema penitenciário hoje é feita por técnicos, que estão diagnosticando quais são as áreas mais sensíveis e nós estamos investindo nelas”, revela.

Drone que foi derrubado a tiros próxima a penitenciária (Foto: Divulgação)
Drone que foi derrubado a tiros próxima a penitenciária (Foto: Divulgação)

Neste cenário, o secretário lembra que o novo presídio de Campo Grande já contará com tecnologia mais avançada, que permite o bloqueio de sinais de telefonia ou dados, o que vem sendo uma constante nos demais presídios. O presídio localizado no complexo da Gamaleira, conta com 603 vagas e dever ser inaugurado entre abril e maio deste ano.

“Nós estamos buscando modernizar a tecnologia existente, de forma a ampliar a fiscalização e de ser mais efetiva, acompanhando esta tecnologia que está disponível, a exemplo do drone, não só paras forças de segurança, mas também para população”, diz.

Drone - O drone estava sobrevoando a penitenciária e aparentementee carregava uma sacola quando foi visto por agentes da unidade penal.

A PM foi chamada e os militares atiraram várias vezes contra o drone. Um dos tiros atingiu o veículo, que caiu cerca de 200 metros da penitenciária.

Porém, antes que os policiais conseguissem chegar até o eletrônico, um homem ainda não identificado recolheu a sacola, abandonou o drone e fugiu.

A suspeita é que ele estava operando o drone de dentro do veículo dele, que estava estacionado no macro-anel, próximo a penitenciária. A hipótese é que o drone entregaria celulares ou drogas na unidade penal.

Nos siga no Google Notícias