ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

A pedido do MPE, Justiça manda município implantar Samu em Bonito

Nadyenka Castro | 09/08/2012 19:10

Também foi determinado, em caráter liminar, curso para policiais e contratação de motorista de plantão para ambulância

Atendimento realizado pelo Samu em Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Atendimento realizado pelo Samu em Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A Justiça determinou à Prefeitura de Bonito a implantação do sistema Samu (Serviço Móvel de Urgência), no município. A ordem, em caráter liminar, foi feita a pedido do MPE (Ministério Público Estadual).

O MPE impetrou Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o município após verificar negligência de atendimento, ausência de socorro e cuidados necessários com a saúde da adolescente Lara Olmedo da Silva, que morreu.

Conforme o MPE, no dia 23 de outubro de 2011, a menina desmaiou. A mãe não conseguiu atendimento de ambulância para a filha e pediu socorro à PM (Polícia Militar), através do 190. A adolescente foi levada ao hospital por policiais militares, mas, morreu no mesmo dia.

O MPE abriu inquérito para apurar a negligência e, diante dos indícios de que o atendimento não foi o adequado, acionou a Justiça.

A juíza Paulinne Simões de Souza Arruda concedeu liminar e determinou ao município que seja incluso no orçamento de 2013 recursos necessários para a implementação do Samu.

A magistrada também ordenou que a prefeitura de Bonito providencie junto ao Comando Geral dos Bombeiros em Jardim ou outro órgão competente, curso de atendimento pré-hospitalar para todos os policiais militares lotados na cidade, a ser realizado no prazo de 60 dias.

A ordem judicial inclui ainda motorista de plantão para ambulância e outro de sobreaviso - com o veiculo - para agilizar o atendimento e que, aos fins de semana, o trabalhador fique no hospital ou no posto da PM.

Nos siga no Google Notícias