ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Açougues recebem consultoria para manter higiene e qualidade da carne

Priscilla Peres | 23/02/2015 10:52
Produtores receberam capacitação para garantir qualidade dos produtos. (Foto: Divulgação/Senai)
Produtores receberam capacitação para garantir qualidade dos produtos. (Foto: Divulgação/Senai)

Cinco empresas entre casas de carne e açougues do município de Maracaju - distante 160 km de Campo Grande, receberam consultoria para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos produtos vendidos. O trabalho foi feito pelo Instituto Senai de Tecnologia – Alimentos.

Para garantir a qualidade dos produtos foi preciso implantar programas como manual de boas práticas de fabricação, procedimentos operacionais padrão, elaboração de tabelas nutricionais e rotulagem de produtos alimentícios. “Esses documentos precisam ser elaborados de acordo com a característica de cada empresa e serem colocados em prática”, explica a supervisora de tecnologia e inovação do IST Alimentos, Maria Eugênia Petenuci.

De acordo com consultor responsável pela implantação da consultoria, Vitor Matheus Bordin, quando o programa de qualidade é implantado com eficácia representa vantagem competitiva. “E esses resultados devem estar em conformidade com as normas do órgão fiscalizador e da legislação vigente. Ao longo do trabalho foram detectadas não conformidades nas instalações e comportamento dos colaboradores de cada empresa. Sendo assim, é necessária a adequação das melhorias propostas”, pontuou.

Ainda foi ressaltado a importância do comprometimento e envolvimento dos funcionários na empresa. Como parte da consultoria, os técnicos do IST Alimentos ministraram uma palestra sobre boas práticas de fabricação, higiene e manipulação de alimentos direcionada aos manipuladores para mostrar as consequências graves por conta da ingestão de alimentos com algum tipo de contaminação.

As empresas que aderiram ao serviço foram Casa de Carne Beef Nobre, Casa de Carne Karlonga, Casa de Carne Novilha de Ouro, Açougue do Nego e Açougue e Conveniência Ribeiro Silva. O trabalho foi realizado em parceria com o Sebrae/MS e a Prefeitura de Maracaju.

Nos siga no Google Notícias