A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Março de 2017

23/02/2015 10:52

Açougues recebem consultoria para manter higiene e qualidade da carne

Priscilla Peres
Produtores receberam capacitação para garantir qualidade dos produtos. (Foto: Divulgação/Senai)Produtores receberam capacitação para garantir qualidade dos produtos. (Foto: Divulgação/Senai)

Cinco empresas entre casas de carne e açougues do município de Maracaju - distante 160 km de Campo Grande, receberam consultoria para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos produtos vendidos. O trabalho foi feito pelo Instituto Senai de Tecnologia – Alimentos.

Para garantir a qualidade dos produtos foi preciso implantar programas como manual de boas práticas de fabricação, procedimentos operacionais padrão, elaboração de tabelas nutricionais e rotulagem de produtos alimentícios. “Esses documentos precisam ser elaborados de acordo com a característica de cada empresa e serem colocados em prática”, explica a supervisora de tecnologia e inovação do IST Alimentos, Maria Eugênia Petenuci.

De acordo com consultor responsável pela implantação da consultoria, Vitor Matheus Bordin, quando o programa de qualidade é implantado com eficácia representa vantagem competitiva. “E esses resultados devem estar em conformidade com as normas do órgão fiscalizador e da legislação vigente. Ao longo do trabalho foram detectadas não conformidades nas instalações e comportamento dos colaboradores de cada empresa. Sendo assim, é necessária a adequação das melhorias propostas”, pontuou.

Ainda foi ressaltado a importância do comprometimento e envolvimento dos funcionários na empresa. Como parte da consultoria, os técnicos do IST Alimentos ministraram uma palestra sobre boas práticas de fabricação, higiene e manipulação de alimentos direcionada aos manipuladores para mostrar as consequências graves por conta da ingestão de alimentos com algum tipo de contaminação.

As empresas que aderiram ao serviço foram Casa de Carne Beef Nobre, Casa de Carne Karlonga, Casa de Carne Novilha de Ouro, Açougue do Nego e Açougue e Conveniência Ribeiro Silva. O trabalho foi realizado em parceria com o Sebrae/MS e a Prefeitura de Maracaju.

Homem de 74 anos é morto a tiro em frente de casa por causa de fofoca
Jucelino Antônio Pereira, 74 anos, foi morto com um tiro no ombro, no distrito do Alto Santana, em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grand...
Por rixa antiga, adolescentes matam jovem de 18 anos a facadas
Uma briga acabou em morte na noite de ontem em uma lanchonete de Juti, município a 320 quilômetros de Campo Grande. Willian Santiago Perrengue, de 18...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions