Agentes interceptam 17 celulares e droga arremessados em 2 presídios
Carregadores, chips e fones de ouvido estavam entre produtos jogados sobre muralha
Agentes penitenciários, chamados de policiais penais, impediram a entrada de pelo menos 1,5 quilo de maconha, 17 celulares e dezenas de acessórios como baterias, chips, carregadores, fones de ouvido, pendrives, cabo USB e cartão de memória no presídio masculino de Rio Brilhante e na PED (Penitenciária Estadual de Dourados).
Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), os materiais ilícitos foram arremessados sobre a muralha no final de semana.
No maior presídio de Mato Grosso do Sul, a PED, os flagrantes aconteceram na madrugada de sexta-feira (6) e de sábado (7).
No primeiro caso, os agentes viram pelo sistema de monitoramento quando o homem arremessou objeto para dentro do presídio, por volta das 1h28. A equipe foi até o pátio e recolheu pacote com 309 gramas de maconha.
Já na madrugada de sábado, o flagrante aconteceu por volta de 4h quando uma pessoa arremessou dois pacotes pela muralha próxima à torre 2.
Em seguida, dois internos foram flagrados saindo da cela pela grade, que foi serrada, na tentativa de pegar as “encomendas”. Os policiais penais identificaram os presos, encaminhados à cela disciplinar.
Um dos pacotes tinha 893 gramas de maconha, invólucro com 265 gramas de haxixe e três porções de cocaína. Também foram interceptados sete celulares, sete carregadores, duas baterias, três fones de ouvido, seis cabos USB e cartão de memória.
Já no Estabelecimento Penal de Rio Brilhante, os servidores detectaram pelo sistema de videomonitoramento volume em cima da galeria D e dois indivíduos arremessando material na direção da galeria B, também no sábado, por volta das 15h40.
Um servidor saiu em direção ao fundo do presídio para tentar identificar os dois “entregadores” enquanto outros agentes no corredor das galerias B e D se depararam com alguns internos já montando pirâmide humana para pegar os pacotes. Um deles tinha um cabo de vassoura com gancho de metal na ponta para tentar puxar o volume arremessado.
O banho de sol das quatro galerias foi encerrado imediatamente. Os agentes apreenderam duas garrafas pets amarradas com cordas contendo dez celulares, dois pendrives, 20 carregadores de celular, três cabos USB, três chips e um adaptador de chip. Os produtos apreendidos em Dourados e Rio Brilhante foram encaminhados à Polícia Civil.