ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  27    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Alunos sentando um no colo do outro e ônibus precários são investigados pelo MP

Há inclusive risco aos estudantes com deficiência.

Por Lucia Morel | 26/05/2025 18:09
Alunos sentando um no colo do outro e ônibus precários são investigados pelo MP
Ônibus do transporte escolar de Paraíso das Águas. (Foto: Reprodução inquérito)

O transporte escolar de Paraíso das Águas, cidade a 277 Km de Campo Grande, está sendo investigado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por conta de denúncias de superlotação, falta de monitores e veículos em condições precárias. Há inclusive risco aos estudantes com deficiência.

A 2ª Promotoria de Justiça de Chapadão do Sul instaurou um inquérito civil para investigar falhas no serviço. Relatos apontam a ausência de monitores em diversas rotas com ocorrência de brigas, bullying e riscos à integridade física dos alunos. “A falta de acompanhamento é especialmente preocupante no caso de estudantes com deficiência, a exemplo de um aluno de 14 anos, diagnosticado com esquizofrenia paranoide, que já sofreu agressões e se expôs a perigos durante o trajeto escolar” cita nota do MP.

Além disso, há ainda relatos de crianças sentadas umas nos colos das outras e sem cinto de segurança. O Conselho Tutelar do município informou ter recebido queixas de pais que optaram por não enviar seus filhos à escola diante do risco. Também há questionamentos sobre a trafegabilidade dos veículos, que, segundo os relatos, não estariam passando por inspeções regulares nem atendendo às exigências do Código de Trânsito Brasileiro.

Na portaria de instauração do inquérito, a 2ª Promotoria de Justiça de Chapadão do Sul requisitou ao prefeito municipal de Paraíso das Águas, Ivan Xixi (PSDB), informações sobre a contratação de monitores e o cumprimento dos requisitos de segurança dos veículos, bem como documentos comprobatórios.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) na cidade também será oficiado para informar sobre as vistorias semestrais realizadas em veículos escolares em 2024 e 2025. Por fim,o Conselho Tutelar de Paraíso das Águas e o Tribunal de Contas Estadual (TCE-MS) serão acionados para colaborar com o fornecimento de informações e, se possível, realizar inspeções in loco para verificar a situação dos veículos e condutores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias