ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Amanhã tem último feirão antes do sinal analógico de TV ser desligado

Na Praça Antônio João, população poderá agendar retirada de kits gratuitos e tirar dúvidas sobre a mudança do sinal de TV

Helio de Freitas, de Dourados | 30/11/2018 11:56
Douradenses fazem fila para atendimento sobre TV digital; último feirão é amanhã (Foto: Divulgação)
Douradenses fazem fila para atendimento sobre TV digital; último feirão é amanhã (Foto: Divulgação)

O sinal analógico de TV será desligado na próxima quarta-feira (5) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, e outras cinco cidades da região. Neste sábado (1º) tem o último Feirão Digital, na Praça Antônio João, em Dourados. No evento, a população terá acesso aos equipamentos para que televisores antigos recebam o sinal digital.

O feirão é promovido pela Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico de televisão para o digital em todo o país.

Além de Dourados, o sinal analógico será desligado no dia 5 de dezembro em Itaporã, Caarapó, Vicentina, Douradina e Deodápolis.

De acordo com a assessoria da entidade, o feirão, das 8h às 16h deste sábado, é a última oportunidade para a população adquirir antenas e conversores a preços mais acessíveis. Duas lojas vendem os equipamentos no feirão. O kit completo custa R$ 99, mas é possível comprar a antena e o conversor separados.

No evento de amanhã também será possível tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV e agendar a retirada do kit gratuito, distribuído a famílias inscritas em programas sociais do governo.

Foram disponibilizados 31 mil kits para serem entregues a moradores da região de Dourados e pelo menos 20 mil famílias já retiraram o equipamento.

No feirão a população poderá verificar se tem direito ao kit gratuito, formado por antena digital e conversor com controle remoto. O agendamento para retirada dos equipamentos é feito por meio do número do NIS (Número de Identificação Social).

Do dia 6 de dezembro em diante, só será possível assistir à programação da TV aberta através do sinal digital. Os moradores precisam verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Se a TV for de tubo, é preciso instalar o conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisa de conversor. O manual do fabricante traz a informação se o aparelho veio com conversor embutido.

Nos siga no Google Notícias