ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Ao vetar novos detentos em presídio, juiza diz que lugar é só para "condenado"

Delegados pediram alteração da decisão, o que foi negado pela juíza do caso

Lucia Morel | 11/07/2020 10:10
Unidade Penal de Ponta Porã. (Foto: Reprodução Ponta Porã Informa)
Unidade Penal de Ponta Porã. (Foto: Reprodução Ponta Porã Informa)

A 1ª Vara Criminal de Ponta Porã determinou a suspensão, por 14 dias, da entrada de novos presos na Unidade Penal Ricardo Brandão, no município, a contar de 8 de julho, data de decisão. De acordo com a decisão da juíza Tatiana Decarli, a medida se faz necessária devido à pandemia e à superlotação do local.

Delegados entraram com pedido para que a decisão fosse revista, uma vez que presos não podem ser transferidos ao presídio e acabam ficando na carceragem das delegacias de Ponta Porã.

A solicitação foi negada, com base no entendimento da magistrada de que não cabe à Justiça determinar a gestão nas delegacias. Além disso, alega que “os presos provisórios, em regra, permaneciam na Delegacia de Polícia”, o que já é prática corriqueira na rotina da segurança pública.

A juíza negou o pedido, com base ainda no artigo 87 da Lei de Execução Penal. “E, se olhar a questão sob outro viés, em vista do que dispõe o art. 87 da Lei de Execução Penal, a UPRB destina-se ao condenado à pena de reclusão, não ao preso provisório”.

Um dos argumentos dos delegados de Ponta Porã para pedirem a alteração de determinação, foi a superlotação das delegacias, ao que a magistrada respondeu que “à medida que as celas estiverem sendo ocupadas, cabe à autoridade policial responsável a comunicação das prisões e solicitação de transferência dos presos.”

O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) se manifestou diante da situação e afirma que é preciso que o sistema carcerário encontre uma solução. “Reforçamos que a custódia de presos não é obrigação da polícia civil”, diz o diretor trabalhista do sindicato, Tony Messias.

O presidente em exercício do Sinpol, por sua vez, Pablo Rodrigo Pael, acrescenta que as delegacias não têm estrutura para manter presos. “Nossos policiais não possuem treinamento específico para a custódia. Vamos nos manter em alerta e, inclusive, ingressaremos com medidas judiciais cabíveis caso presos do sistema penitenciário venham ser custodiados em delegacias”.

Nos siga no Google Notícias