No escuro há dez dias, avenida do Aero Rancho vira alvo fácil para criminosos
Trecho da Av. Thyrson de Almeida está sem iluminação e moradora relata invasão à residência durante a noite
Há dez dias sem iluminação pública, trecho da Avenida Vereador Thyrson de Almeida, entre as avenidas Rachel de Queiroz e Campestre, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, tem deixado moradores em pleno “breu” e mais vulneráveis a furtos, como o registrado em uma residência na noite de quinta-feira (26). A situação foi denunciada ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores da Avenida Vereador Thyrson de Almeida, no bairro Aero Rancho em Campo Grande, enfrentam problemas com a falta de iluminação pública há dez dias. A situação tem gerado insegurança e facilitado ocorrências criminais, como o furto registrado em uma residência na última quinta-feira. O caso mais recente foi registrado por câmeras de segurança, quando um suspeito invadiu uma casa por volta das 21h, quebrando portas e furtando camisetas. Moradores relatam ausência de policiamento na região e falta de resposta tanto da Energisa quanto da Prefeitura para solucionar o problema da iluminação.
O relato é da técnica de suporte Rafaela Maria Murtada, de 42 anos, moradora da região há 17 anos. Ela afirma que a família registrou boletim de ocorrência após a invasão e aponta que a falta de iluminação tem gerado insegurança no local. “Se fosse apenas um poste, seria menos preocupante, mas boa parte da avenida está sem iluminação, é um perigo”, relata.
- Leia Também
- Viaduto da Mascarenhas está no escuro há anos e expõe moradores a riscos
- Fios de energia são furtados e “Luzes do Cerrado” se apagam em São Gabriel
O furto ocorreu durante a noite, por volta das 21h, e as câmeras de segurança flagraram o crime. De acordo com o relato, o sistema indicou movimentação no quintal da residência. “Minha irmã viu pelas câmeras que havia uma pessoa no quintal dela. Meus pais estavam dentro da casa vizinha. Ele quebrou duas portas dos fundos, mas quando meus pais notaram, o ladrão já tinha ido,” contou.
Ainda conforme Rafaela, o suspeito quebrou uma janela, retirou a tela e furtou camisetas do cunhado. “Ela viu pelas câmeras e começou a gritar, e como a câmera tem som, foi quando ele notou e fugiu”, disse. As imagens mostram que o homem entrou no local usando uma camiseta preta e saiu com uma branca, trocada durante a ação. No entanto, nenhum outro objeto foi levado pelo criminoso.

A família afirma que acionou a polícia, mas não houve atendimento no momento do chamado. “Chamamos a polícia, mas não veio ninguém. Também não temos visto policiamento na região”, relatou a moradora. Ela também reitera que outros vizinhos têm relatado o aumento de furtos nos últimos dias.
Segundo Rafaela, o problema da falta de iluminação se estende por um longo trecho da via, em uma região com mata próxima. Ela chegou a registrar em vídeo como fica a avenida durante a noite. “É uma área com muito mato e árvores, fica um breu total, é perigoso”, afirma.
Ela conta que, nesta semana, o marido solicitou à Energisa o religamento da iluminação, mas outros vizinhos já haviam feito pedidos semelhantes anteriormente, tanto à concessionária quanto à Prefeitura. Entretanto, ela e outros residentes ainda não obtiveram solução. “Ligamos na Energisa, ligamos na Prefeitura, mas fica um jogo de empurra”, disse Rafaela.
A reportagem entrou em contato com a concessionária e com a Prefeitura para saber se alguma medida será tomada e qual a previsão de retorno da iluminação no local. O espaço segue aberto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

