ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Após 12 horas de chuva, prefeito já admite pedir ajuda para recuperar cidade

Odilson Soares avalia solicitar apoio ao governo estadual depois de chuvas fortes alagarem bairros, encherem córrego e deixarem Bonito praticamente isolada

Humberto Marques | 20/02/2018 13:06
Córrego Bonito transbordou e prejudicou acesso à cidade. (Fotos: Jabuti Câmera Pro)
Córrego Bonito transbordou e prejudicou acesso à cidade. (Fotos: Jabuti Câmera Pro)

A Prefeitura de Bonito –a 257 km de Campo Grande– já deu início ao diagnóstico dos danos causados pelas chuvas que têm causado alagamentos em diferentes regiões da cidade. Os prejuízos são registrados tanto na área urbana como na zona rural, segundo informou o prefeito Odilson Arruda Soares (PSDB), que já avalia pedir ajuda ao governo estadual para reparar os problemas pela cidade.

“Chove direto há 12 horas, causando um problema muito sério. Até agora o que mais foi afetado foram as estradas e as vias de acesso à cidade, como a ligação com Guia Lopes, o nosso principal acesso”, declarou Soares. Pela manhã, vídeos compartilhados em redes sociais mostravam o resultado dos cerca de 200 milímetros de chuva acumulada nas últimas horas.

O prefeito disse que a Defesa Civil da cidade já foi mobilizada e tem atuado para resolver os problemas considerados mais graves, “prestando assistência à população”. Soares espera ter em mãos um diagnóstico da situação antes de solicitar ajuda ao Executivo estadual. “Estamos pensando em nos dirigir ao governo entre hoje e amanhã”.

“Caos” – O próprio prefeito considerou a situação “um caos”. “Mas não é só aqui: todos os municípios têm enfrentado problemas com a chuva”, emendou.

Moradora da Vila América, próximo ao Centro de Bonito, Milena Ortega, 24, afirma que foi preciso quebrar parte da parede de um quarto para escoar águas de enxurradas que invadiram sua casa. “Veio por baixo da porta. Foi muita chuva, a água não teve para onde correr. O bueiro aqui da rua está entupido, então alagou o quarto. Toda vez que chove é isso”, protestou.

Milena apontou que tanto seus vizinhos, na rua Santana do Paraíso, como moradores da rua Geraldo Leite enfrentarem problemas com a drenagem. “A Geraldo Leite ficou intransitável. Creio que todo mundo aqui enfrentou problemas”, afirmou a moradora, responsável por uma filmagem sobre os problemas no bairro que foi amplamente divulgada em redes sociais. Ainda segundo ela, crianças não conseguiram chegar à escola e pessoas desistiram de ir ao trabalho por conta dos danos causados pela chuva –que se intensificou por volta das 5h.

O córrego Bonito, que corta a entrada da cidade, transbordou e impediu a circulação de veículos rumo à BR-267, que dá acesso a Guia Lopes e Jardim. A Defesa Civil municipal contabilizou 200 milímetros de chuva por volta das 10h na zona urbana e área rural. Há dezenas de desabrigados.

Confira a galeria de imagens:

  • Defesa Civil auxilia na retirada de família de áreas alagadas
  • Acesso principal de Bonito foi tomado pela água do córrego
  • Veículos ficaram presos em meio ao aguaceiro
  • Defesa Civil saiu em apoio a moradores de Bonito
  • Casas nas zonas urbana e rural foram tomadas pelas chuvas
  • Chuvas invadiram ruas e estradas pelo município
  • Moradora é ajudada a sair de casa após chuvas tomarem ruas de Bonito
  • Morador socorre animal de estimação durante as fortes chuvas que atingiram Bonito
Nos siga no Google Notícias