ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após estupro de caloura, UFGD promete punir autores de trote violento

Em nota de esclarecimento, universidade disse que acompanha investigação e colocou ouvidoria à disposição para denúncias

Helio de Freitas, de Dourados | 20/03/2018 16:14
Reitoria da UFGD prometeu abrir sindicância para apurar envolvimento de alunos em trote com estupro (Foto: Divulgação)
Reitoria da UFGD prometeu abrir sindicância para apurar envolvimento de alunos em trote com estupro (Foto: Divulgação)

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) promete punir estudantes da instituição envolvidos no trote que terminou com uma caloura de 17 anos estuprada e em coma alcoólico, ontem (19) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Em nota divulgada nesta terça-feira, a universidade afirmou que adotará “todas as medidas administrativas cabíveis”, inclusive abertura de um processo administrativo disciplinar para acompanhar o caso.

Moradora em Nova Andradina, a adolescente, caloura da área de engenharia, participou do trote que incluía pedir dinheiro em semáforos de Dourados na manhã de ontem. Depois o grupo foi para uma festa open bar Avenida Indaiá.

À tarde, a mãe da adolescente foi informada por funcionários do Hospital da Vida que a estudante estava internada em coma alcoólico. A mãe veio para Dourados e após ficar sabendo que a filha também tinha sofrido abuso sexual ela procurou a polícia.

O Campo Grande News apurou que a adolescente chegou ao hospital com roupas masculinas. Antes de encaminhá-la para o hospital, veteranos que organizavam a festa a levaram até uma república, para que as roupas sujas da menina fossem trocadas.

“Estamos acompanhando o caso junto à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e nos colocamos à disposição da segurança pública para auxiliar nas investigações, ressaltando que cabe à delegacia a investigação criminal”, afirma a UFGD.

A universidade também disponibilizou seu serviço de ouvidoria para receber informações e denúncias sobre trotes violentos e disse que mantém o setor de atendimento psicológico para atender tanto a vítima quanto seus familiares.

“Já está confirmada uma agenda da equipe da UFGD com a delegada para mais esclarecimentos dos fatos nesta quarta-feira. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis já acionou a Polícia Militar para ações mais efetivas contra o trote, considerado crime nas instâncias federal, conforme portaria nº 083, de 7 de março de 2007, e estadual, por meio da Lei Estadual nº 2.929, de 9 de dezembro de 2004”, afirma a nota da UFGD.

A universidade informou que vai aproveitar as atividades de recepção aos calouros, amanhã e quinta-feira, para abordar temas como violência, assédio e estupro entre os acadêmicos que estão chegando à instituição. “sabendo das consequências danosas junto à comunidade acadêmica, repudiamos toda e qualquer ação de trote”.

Nos siga no Google Notícias