ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Após ouvir testemunhas, juiz avalia pedido de cassação de Délia e vice

Coligação encabeçada por Geraldo Resende aponta utilização irregular de servidor da AL e omissão de patrimônio

Helio de Freitas, de Dourados | 25/04/2017 13:38
Délia e Marisvaldo enfrentam ação na Justiça Eleitoral movida por Geraldo Resende (Foto: Divulgação)
Délia e Marisvaldo enfrentam ação na Justiça Eleitoral movida por Geraldo Resende (Foto: Divulgação)

O juiz Jonas Hass da Silva Júnior, que responde pela 43ª Zona Eleitoral de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, deve decidir nos próximos dias se acata ou não o pedido de cassação da prefeita Délia Razuk (PR) e do vice-prefeito Marisvaldo Zeuli (PPS). A audiência para depoimento de testemunhas ocorreu no dia 20 deste mês.

A representação, feita pela coligação “Compromisso de Verdade”, aponta irregularidades na prestação de contas dos eleitos e na utilização dos serviços de um servidor da Assembleia Legislativa na campanha eleitoral.

A coligação que entrou com a ação contra Délia teve como candidato a prefeito o deputado federal Geraldo Resende (PSDB), segundo colocado na disputa de outubro do ano passado.

Depoimentos – O magistrado acatou a representação feita pela coligação de Geraldo e interrogou duas testemunhas que apontaram o uso de servidor público na campanha eleitoral. Foram ouvidos os jornalistas Marcos Santos e Ricardo Minella e o advogado Péricles Garcia Santos, que trabalharam na campanha do deputado tucano.

A audiência, realizada durante toda a tarde de quinta-feira passada, teve como objetivo comprovar o uso de servidor público na campanha eleitoral, o que é vedado pela legislação eleitoral. Délia e Marisvaldo acompanharam os depoimentos.

A coligação de Geraldo acusa a então candidata do PR de ter usado um jornalista, servidor da Assembleia Legislativa, como marqueteiro da campanha eleitoral em Dourados. A defesa da prefeita nega a acusação.

O primeiro a depor foi o advogado Péricles Garcia Santos, que atuou no jurídico da coligação Compromisso de Verdade. Diante do juiz Jonas Hass Silva Junior e da promotora eleitoral Fabrícia Barbosa Lima, ele afirmou ter participado de eventos da campanha em que o jornalista estava presente como representante da coligação de Délia Razuk.

O segundo a ser ouvindo foi o jornalista e advogado Marcos Santos. O Campo Grande News apurou que Santos apresentou detalhes do trabalho do servidor da AL na campanha eleitoral, relatando ainda que ele participou das reuniões na TV Morena e na RIT (Rede Internacional de Televisão) para discutir regras dos debates eleitorais.

A terceira testemunha ouvida foi também jornalista Ricardo Minella, assessor de imprensa de Geraldo Resende e mais um a confirmar a presença do jornalista da AL como marqueteiro de Délia Razuk. Segundo a testemunha, o servidor da Assembleia atuou inclusive, como orientador da então candidata durante os debates e entrevistas na campanha eleitoral.

Prestação de contas – Outro ponto abordado na audiência foi a denúncia da coligação de Geraldo sobre doação indireta de pessoa jurídica para a campanha eleitoral de Délia Razuk.

Conforme a representação que deu entrada na Justiça Eleitoral no dia 22 de dezembro do ano passado, a irregularidade na prestação de contas envolve uma transferência de R$ 100 mil, feita por Délia Razuk para a conta de campanha no dia 2 de setembro.

O dinheiro seria proveniente da venda de equipamentos de empresa de armazenagem de produtos alimentícios, da qual a atual prefeita era sócia com o marido, o ex-deputado estadual Roberto Razuk. Os equipamentos teriam sido vendidos por R$ 800 mil, em agosto do ano passado.

A acusação pediu que o juiz determine a quebra do sigilo das contas dos envolvidos, para esclarecer a operação financeira. Agor, após a audiência, o magistrado deverá anunciar a sentença, condenando ou absolvendo a prefeita e seu vice. Independente da decisão, a sentença poderá ser questionada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A assessoria de imprensa da prefeita Délia Razuk foi procurada nesta manhã para falar sobre a ação, mas não se manifestou sobre a representação que tramita na Justiça Eleitoral.

Nos siga no Google Notícias