ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Aquidauana comemora nesta sexta-feira 122 anos

Viviane Oliveira | 15/08/2014 07:00
O município é conhecido por Cidade Natureza. (Foto: Marcos Quinhonez)
O município é conhecido por Cidade Natureza. (Foto: Marcos Quinhonez)
Uma das atrações da cidade é a Feira do Produtor de Aquidauana (Foto: divulgação/Prefeitura)
Uma das atrações da cidade é a Feira do Produtor de Aquidauana (Foto: divulgação/Prefeitura)

A cidade de Aquidauana, distante 135 quilômetros de Campo Grande, comemora nesta sexta-feira (15), 122 anos. Com pouco mais de 46 mil habitantes, o município que possui vários rios para pesca, é conhecido como Cidade Natureza.

A programação em alusão ao aniversário segue até o próximo domingo (17). Hoje, às 6h haverá Alvorada Festiva, às 8h hasteamento dos pavilhões seguido do desfile Cívico, Escolar e Militar, na rua Estevão Alves Corrêa.

Na parte da tarde, às 15h, será a abertura do Campeonato Amador, no Estádio Mário Pinto. À Noite, as crianças se divertem com o show da Galinha Pintadinha, no Parque de Exposições. No sábado, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó fará show na 47ª Expoaqui. No domingo, último dia de festa, haverá motocross no Jockey Clube.

Com a proteção de Nossa Senhora da Conceição, a cidade que na época da fundação tinha cerca de quarenta pessoas, hoje é o 7º maior centro urbano do Estado. O município surgiu a 12 quilômetros de Santiago de Xeres, importante porto fluvial para o desenvolvimento da região e 180 quilômetros a norte do encontro dos rios Aquidauana e Miranda.

Os primeiros que chegaram no local foram os soldados imperiais que participaram da Guerra do Paraguai e acabaram ficando na região depois do conflito. No dia 15 de agosto de 1982, às margens do rio Moboteteu – atualmente rio Aquidauana), a cidade foi implantada por um grupo formado pelo major Teodoro Rondon e pelos coronéis João d'Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa, Manuel Antônio Paes de Barros e fazendeiros e moradores da Vila de Miranda.

Nos siga no Google Notícias