ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Batayporã comemora 49 anos nesta segunda-feira

Viviane Oliveira | 12/11/2012 09:03
Entrada de Batayporã, que faz aniversário hoje.
Entrada de Batayporã, que faz aniversário hoje.
Foto tirada de satélite. (Fotos: Prefeitura Municipal de Batayporã)
Foto tirada de satélite. (Fotos: Prefeitura Municipal de Batayporã)

O município de Batayporã comemora nesta segunda-feira 49 anos de fundação. Entre as atividades de aniversário da cidade está a realização de uma missa na Paróquia Santo Antônio às 8h.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Batayporã nasceu de um projeto de colonização do industrial tcheco Dr. Jan Antônin Bata em terras que pertenciam à Cia Viação São Paulo-Mato Grosso, então propriedade de Jan Bata.

A primeira divisa demarcatória foi no córrego Samambaia e o primeiro morador da região, Venâncio Rodrigues de Abreu e sua esposa, Luciana Rodrigues de Abreu.

A implantação do projeto que culminou com a criação da cidade teve inicio em 1953, na Fazenda Samambaia – hoje Batayporã – quando começaram a chegar os primeiros moradores, em caravanas chefiadas por Vladimir Kubik.

No dia 12 de novembro de 1963, através da lei nº1967, o distrito foi desmembrado do município de Nova Andradina.

Batayporã está localizada na região Leste do Mato Grosso do Sul, com área de 1.828,214 km quadrados e 11 mil habitantes. A cidade faz divisa com o estado de Paraná e São Paulo.

A primeira missa da cidade foi celebrada pelo Frei Luiz Maria Tomás Flores há 58 anos. Quem nasce em Batayporã, que significa Água Boa do Bata, é bataiporãense.

Nos siga no Google Notícias