A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 24 de Maio de 2017

12/11/2012 09:03

Batayporã comemora 49 anos nesta segunda-feira

Viviane Oliveira
Entrada de Batayporã, que faz aniversário hoje. Entrada de Batayporã, que faz aniversário hoje.
Foto tirada de satélite. (Fotos: Prefeitura Municipal de Batayporã)Foto tirada de satélite. (Fotos: Prefeitura Municipal de Batayporã)

O município de Batayporã comemora nesta segunda-feira 49 anos de fundação. Entre as atividades de aniversário da cidade está a realização de uma missa na Paróquia Santo Antônio às 8h.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Batayporã nasceu de um projeto de colonização do industrial tcheco Dr. Jan Antônin Bata em terras que pertenciam à Cia Viação São Paulo-Mato Grosso, então propriedade de Jan Bata.

A primeira divisa demarcatória foi no córrego Samambaia e o primeiro morador da região, Venâncio Rodrigues de Abreu e sua esposa, Luciana Rodrigues de Abreu.

A implantação do projeto que culminou com a criação da cidade teve inicio em 1953, na Fazenda Samambaia – hoje Batayporã – quando começaram a chegar os primeiros moradores, em caravanas chefiadas por Vladimir Kubik.

No dia 12 de novembro de 1963, através da lei nº1967, o distrito foi desmembrado do município de Nova Andradina.

Batayporã está localizada na região Leste do Mato Grosso do Sul, com área de 1.828,214 km quadrados e 11 mil habitantes. A cidade faz divisa com o estado de Paraná e São Paulo.

A primeira missa da cidade foi celebrada pelo Frei Luiz Maria Tomás Flores há 58 anos. Quem nasce em Batayporã, que significa Água Boa do Bata, é bataiporãense. 

 




Sugiro que, ao se publicar o dia do aniversário de fundação, se coloque a data da fundação da cidade. Zenaide agradece, pois fiquei sem saber qual o dia do aniversário de Batayporã, se no dia do Decreto ou hoje dia 5/02/13.

 
Zenaide Josefina Liberali Parise em 05/02/2013 08:29:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions