ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Bebê de 10 meses sofreu trauma no crânio e tem sinais de morte cerebral

Segundo Hospital Universitário, avaliação feita nesta quarta aponta sinais sugestivos de morte encefálica; menina está internada há dois dias em Dourados com suspeita de abuso sexual

Helio de Freitas, de Dourados | 17/02/2016 10:00

A menina de dez meses de vida, internada há dois dias em Dourados, a 233 km de Campo Grande, com quadro de desnutrição, desidratação e suspeita de abuso sexual, pode ser sofrido agressão física que lhe causou um trauma na cabeça. De acordo com o HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde ela está internada, a equipe médica informou hoje (17) que o bebê apresenta “sinais sugestivos de morte encefálica”.

“Um exame de tomografia realizado na paciente apontou a possibilidade de trauma crânioencefálico, que pode ter sido causado por algum tipo de agressão física externa. Os familiares da criança já estão cientes do quadro e aguardam a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, que somente é conclusivo após a abertura de um protocolo específico e a emissão dos laudos médicos”, informou a assessoria de comunicação do hospital.

O caso – Na segunda-feira (15) o bebê foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), apresentando quadro de desidratação e desnutrição. Na UPA, a menina recebeu os primeiros atendimentos e a médica plantonista acionou o Conselho Tutelar depois de verificar sinais que poderiam indicar violência sexual.

A Polícia Civil foi acionada e um delegado foi ao local. Como o estado de saúde dela era grave, a menina foi transferida para o HU acompanhada por uma pediatra e uma enfermeira da UPA. Como tinha sofrido uma parada cardiorrespiratória, a menina foi levada para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica do hospital.

A conselheira tutelar Maria de Lourdes Paiva informou ao Campo Grande News que foi a avó materna que levou a menina até a UPA. Segundo ela, a criança mora com os pais – a mãe tem 18 anos de idade – e o avô materno.

“Fomos acionados pela médica da UPA, informando que a criança tinha sofrido uma parada cardíaca e quando trocar o bebê verificaram uma fissura no ânus, suspeita de abuso. Acionamos a Delegacia da Mulher e agora estamos aguardando o laudo”, afirmou a conselheira.

Nos siga no Google Notícias