Bombeiros continuam em busca de funcionário que desapareceu após explosão
O trabalho de resfriamento do tanque já dura 15h.

O Corpo de Bombeiros continua em busca do funcionário Luiz Chagas de Lima que está desaparecido, desde a explosão do tanque de álcool da Usina Passatempo, do Grupo Biosev SA, nesta madrugada (17) em Rio Brilhante, a 163 quilômetros de Campo Grande. O trabalho de resfriamento do local já dura 15h.
Cinco militares do Corpo de Bombeiros de Maracaju permanecem na usina. Outros quatro bombeiros já retornaram para o município de origem. “Já entramos em contato, mas o comandante que está no local ainda não deu retorno com uma atualização mais precisa de como está o combate neste momento”, comentou o soldado João Felipe Romaike Vitor, um dos militares que ajudaram no combate as chamas durante.
Além das três viaturas dos bombeiros que foram encaminhadas para o Passatempo, caminhões pipa da usina também são utilizados pela força-tarefa que é composta por cerca de 40 pessoas. O tanque que explodiu tem capacidade para 5 milhões de litros de álcool, no entanto, ainda não se sabe se o reservatória estava completamente cheio na hora da explosão, que ocorreu por volta das 05h30.
Luiz Chagas era justamente um dos responsáveis por cuidar do abastecimento dos reservatórios, conforme apurado. Ele é irmão do vereador de Rio Brilhante, Adailton Mendes de Lima (PV), que está na usina acompanhando as buscas. No último contato com a reportagem, por volta das 18h30 Adailton confirmou que os militares continuavam resfriando o tanque e que ainda não havia informações sobre o paradeiro do seu irmão.
Explosão – A eplosão foi ouvido por volta das 05h30 desta terça-feira (17) e a indústria foi rapidamente evacuada. A Biosev informou, via assessoria de imprensa que, tão logo identificou o incidente, acionou o protocolo de emergência para garantir a segurança de todos os colaboradores.
No local, há quatro depósitos de combustível (etanol), que juntos somariam 20 milhões de litros de etanol. “O local foi evacuado, a Brigada de Incêndio e Corpo de Bombeiros foram acionados e trabalham agora no resfriamento da área”, pontua. A companhia também esclarece que está à disposição das autoridades para apuração e identificação das causas do incêndio, “prestando todos os esclarecimentos que forem necessários”.