ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Bombeiros fazem simulação de incêndio em edifício de oito andares

Priscilla Peres | 09/11/2014 16:01
Simulação ocorreu em um prédio de oito andares. (Foto: Bombeiros)
Simulação ocorreu em um prédio de oito andares. (Foto: Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros do 2° grupamento de Dourados – distante 233 km de Campo Grande, fez uma simulação nesta semana de incêndio a um edifício de oito andares. O objetivo é desenvolver as técnicas de combate a chamas e resgate de vítimas nessa situação.

O treinamento prático de Combate à Incêndio em plano elevado foi realizado no 8° andar de um prédio localizado na Rua Antônio de Carvalho e participaram da ação 13 militares dos bombeiros. Segundo eles, foi possível conhecer a peculiaridade de cada edificação, seus pontos de acessos, rota de fuga e medidas preventivas existentes.

Os bombeiros também testaram o funcionamento das medidas preventivas aprovadas em processo de segurança Contra Incêndio e Pânico atendendo desta forma a Lei Nº 4335/13 (que instituiu o código de segurança contra Incêndio e Pânico e outros riscos no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul).

Foi usado o sistema de recalque pressurizando a água pela tubulação com 8 kgf abastecendo a reserva técnica garantindo desta forma o controle para que não falte água durante o período de combate em situações reais. Assim, foi colocando em prática as funções de cada equipe empenhada,sendo isolamento, evacuação de área e combate, corte de eletricidade e abertura das vias de acesso e saídas.

De acordo com o comandante Tenente Coronel Edson Ferreira Pinto, o ponto principal do treinamento é a importância de toda a edificação, independente da sua dimensão e área de construção, seja dotada de sistema preventivo (canalização específica, extintores, mangueiras, esguicho, rota de fugas, iluminação, saídas de emergências, entre outras). “Além de estes equipamentos estarem disponíveis é preciso conhecê-lo e saber manuseá-los, pois a prevenção é a principal ação para evitar minimizar a perca de vidas humanas, bem como, o patrimônio adquirido muitas vezes com grande esforço e trabalho”, diz.

Nos siga no Google Notícias