ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Brigadistas atuam por 7h para combater incêndio próximo a escola no Pantanal

Como medida de segurança, os alunos foram dispensados das atividades escolares na sexta-feira

Por Mylena Fraiha | 09/06/2024 11:19

A BAP (Brigada Alto Pantanal), vinculada ao IHP (Instituto Homem Pantaneiro), concentrou esforços nos últimos dois dias para combater um incêndio que se intensificou em frente à Escola Jatobazinho, localizada na região do Paraguai-Mirim, em Corumbá, a 425 km de Campo Grande. As ações de combate ao fogo foram realizadas até que não houvesse mais risco de as chamas atravessarem o rio Paraguai e atingirem a escola. No entanto, a área continua envolta em fumaça.

Como medida de segurança, os alunos foram dispensados das atividades escolares na sexta-feira (7). A Escola Jatobazinho, mantida pela Acaia Pantanal, atende 40 alunos que permanecem na instituição durante a semana, além de contar com 34 adultos envolvidos em sua operação.

De acordo com o IHP, seis brigadistas iniciaram o combate e a construção de linhas de defesa por volta das 15h e terminara perto das 22h. Foram utilizados sopradores, roçadeiras, moto-bomba e 8 lances de mangueira (cerca de 80 metros). A água foi retirada do rio para resfriar a vegetação e apagar alguns focos de incêndio.

Apesar da redução das chamas, o IHP alerta que ainda há riscos, mantendo a região como prioridade para monitoramento. No sábado (9), foi realizado o monitoramento de outras áreas, cerca de 20 minutos rio acima da Jatobazinho. A Brigada Alto Pantanal já percorreu aproximadamente 200 km desde terça-feira para realizar combates e construir linhas de defesa, contando com o apoio da comunidade em diversas ações.

Segundo o Acaia Pantanal, ainda não há data para o retorno das aulas, uma vez que a fumaça intensa na região continua a prejudicar as atividades educacionais.

Brigadista da Brigada Alto Pantanal em ação de combate às chamas na região do Pantanal do Paraguai-mirim (Foto: Divulgação/IHP)
Brigadista da Brigada Alto Pantanal em ação de combate às chamas na região do Pantanal do Paraguai-mirim (Foto: Divulgação/IHP)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias