ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Câmara marca audiência pública para discutir cobrança de IPTU nos distritos

Aprovada em 2015, cobrança começou neste ano, mas moradores de distritos reclamam dos valores lançados pela prefeitura

Helio de Freitas, de Dourados | 02/03/2017 12:24
Câmara de Dourados ainda não definiu data da audiência (Foto: Thiago Morais/Divulgação)
Câmara de Dourados ainda não definiu data da audiência (Foto: Thiago Morais/Divulgação)

A cobrança de IPTU de moradores dos núcleos urbanos dos distritos de Dourados vai ser pauta de uma audiência pública prevista para a segunda quinzena deste mês na Câmara de Vereadores da cidade localizada a 233 km de Campo Grande.

Aprovada em 2015 após pressão do Ministério Público, que vê renúncia de receita na isenção do imposto para quem mora nos distritos, a cobrança começou agora em 2017, sob protesto dos moradores.

Dourados tem sete distritos, alguns deles a pelo menos 60 km da cidade, como é o caso de Itahum, na divisa com Ponta Porã, e Guaçu, na divisa com Deodápolis.

Os moradores afirmam que os núcleos urbanos desses distritos carecem de infraestrutura para justificar a cobrança e reclamam dos valores lançados pela prefeitura.

O vereador Madson Valente (DEM), contrário à cobrança do IPTU nos distritos, disse que a audiência pública será em Vila Vargas. “É mais um passo na luta em busca de solução para amenizar ou resolver a injustiça que está sendo praticada nos distritos com a cobrança do IPTU", afirmou.

O vereador democrata defende que seja feita a regularização dos imóveis de acordo com o Código Tributário Nacional para depois iniciar a cobrança. "Nos distritos a maioria dos imóveis não tem matrículas e por isso mesmo não há o fator gerador para emitir tal cobrança", explica.

Ele afirma ainda que os valores questionados pelos moradores devem-se ao tamanho e valor dos imóveis, já que não foi feita a regularização anteriormente. “A prefeitura não fez o fracionamento das quadras e lotes e a regularização do perímetro urbano nos distritos”.

Vereadores que representam os distritos defendem a suspensão da cobrança, mas a prefeitura alega que o IPTU lançado para esses moradores apenas cumpre a lei.

Nos siga no Google Notícias