ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Sem acordo, moradores de distritos pagam IPTU, mas prometem ir à Justiça

Comunidade dos núcleos urbanos dos distritos discorda de valores lançados pela prefeitura; cobrança foi aprovada em 2015

Helio de Freitas, de Dourados | 10/02/2017 09:44
Central de atendimento a contribuintes de Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)
Central de atendimento a contribuintes de Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)

Os moradores dos núcleos urbanos dos sete distritos de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, decidiram pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano para aproveitar os descontos, mas prometem recorrer à Justiça para barrar a cobrança. O prazo para pagamento à vista ou da primeira parcela vence hoje (10).

“A maioria dos moradores vai pagar o imposto para aproveitar os descontos, mas vamos manter a luta para convencer a prefeitura a rever os valores. Tem morador de distrito que vai pagar R$ 3 mil de IPTU”, afirmou o vereador Madson Valente (DEM), um dos representantes dos distritos na Câmara.

A polêmica sobre o imposto nos distritos começou em 2015, após a prefeitura ser notificada pelo Ministério Público para fazer a cobrança, uma vez que a isenção é considerada renúncia fiscal – medida ilegal.

Um projeto de lei foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e aprovado no final de 2015, para entrar em vigor agora em 2017. Desde o início deste ano os vereadores que representam os distritos tentam convencer o município a suspender a cobrança para uma revisão dos valores, mas o IPTU foi mantido. A prefeitura alega que está apenas cumprindo a lei, aprovada pelo próprio Legislativo.

Madson Valente afirma que antes de fazer a cobrança o município deveria fazer o fracionamento das quadras e lotes, a regularização do perímetro urbano e dos imóveis, como determina o Código Tributário Nacional. Segundo ele, os imóveis dos distritos não possuem matrícula.

“Hoje vence o IPTU e lamento a falta de diálogo da prefeitura com os contribuintes dos distritos. Desde o início de janeiro estamos pedindo ao menos um parecer jurídico da Procuradoria do município e nenhuma providência foi tomada, o que demonstra total insensibilidade com as comunidades dos distritos”, afirmou o vereador do DEM.

Descontos - Os contribuintes sem débitos atrasados que pagarem o IPTU à vista até hoje têm 20% de desconto. Já o contribuinte que nos últimos quatro anos fez o pagamento à vista em dia tem 30% de desconto através do programa Bom Pagador.

Para imóveis com débitos anteriores, o desconto é de 10%. Já o contribuinte com débitos parcelados e que esteja em dia com o pagamento, tem desconto de 15%. Na opção de pagamento em 10 parcelas não tem desconto.

A Central do Cidadão, que atende os contribuintes de IPTU, fica na Avenida Presidente Vargas, n°425, ao lado da Praça Antônio João. O horário de atendimento é das 7h30 às 13h30. O telefone para mais informações é o (67) 3410-5616.

Nos siga no Google Notícias