ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Campanha para incentivar consumidor a limpar o nome começa amanhã

Quarta edição da campanha “Saindo do Sufoco” vai até 28 deste mês em Dourados; até débito da Sanesul pode ser negociado

Helio de Freitas, de Dourados | 19/11/2018 17:25
Atendimentos serão na sede do Procon e na Praça Antônio João (Foto: A. Frota/Divulgação)
Atendimentos serão na sede do Procon e na Praça Antônio João (Foto: A. Frota/Divulgação)

Começa nesta terça-feira (20) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a quarta edição da campanha “Saindo do Sufoco”, para incentivar consumidores endividados a renegociarem os débitos com descontos de juros e parcelamento.

Promovida pelo Procon de Dourados, a campanha neste ano vai até o dia 28 de novembro e terá um mutirão para negociação de dívidas com lojas, instituições financeiras e até com as concessionárias de energia elétrica e de água.

Neste ano, 25 empresas aderiram à campanha, inclusive de telefonia, as campeãs de reclamação no próprio Procon por desrespeito ao direito dos consumidores.

Em 2015, primeiro ano da campanha, foram 15 dias negociação e 400 atendimentos. No ano seguinte, 200 pessoas procuraram o Procon para renegociar dívidas. Em 2017, 450 consumidores foram atendidos com 90% de negociações firmadas.

Além do atendimento que vai ocorrer na sede do Procon, os fornecedores farão contato direto com credores em espaços. Haverá dois períodos de negociação em regime de mutirão, nos dias 20 e 21 na Praça Antônio João, das 8h às 16h, e de 22 a 28 diretamente no Procon, das 7h30 às 13h30.

De acordo com o diretor do Procon, Mário Júlio Cerveira, durante a campanha o órgão vai acompanhar todas as propostas oferecidas aos consumidores, para tirar dúvidas e orientar os devedores.

De acordo com a assessora jurídica do Procon Fabiane Vieira, para ser atendido com eficiência o consumidor precisa saber para quem está devendo e comprovar, no encontro de contas com o fornecedor, a existência do débito, apresentando faturas, ou cartas de cobrança, por exemplo.

É preciso ainda apresentar documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência). Se o devedor estiver impedido de comparecer na negociação, poderá designar um procurador autorizado.

O Procon de Dourados fica na Avenida Joaquim Teixeira Alves, 772, e atende pelos telefones 151 e 3411-7754.

Sanesul – O Serviço de Atendimento Móvel da Sanesul estará amanhã e quarta (21) na Praça Antônio João, das 8h às 16h, participando da campanha do Procon.

“Os interessados poderão negociar débitos, fazer a revisão das contas, alteração de nome, pedido de ligação nova, pesquisa sobre a tarifa social e recuperação de inativas”, explicou o gerente comercial da Sanesul, Walmir Santos Lino.

Em Dourados, 70 mil famílias são atendidas pela Sanesul. De acordo com o gerente regional Paulo Roberto Nepomuceno, a expectativa é de atender o máximo de usuários inadimplentes que desejam colocar a conta em dia. “Temos uma média de 0,5% de devedores e será ótima oportunidade para conciliação de dívida”.

Nos siga no Google Notícias