ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Candidato do PSL confirma presença, mas falta no único debate em Dourados

Simted informou que Mauro Thronicke confirmou, mas fez live no horário do debate

Helio de Freitas, de Dourados | 12/11/2020 21:27
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Sentados, os seis candidatos que foram ao debate do Simted (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)
Sentados, os seis candidatos que foram ao debate do Simted (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)

O candidato do PSL Mauro Thronicke Rodrigues foi o único postulante à Prefeitura de Dourados ausente no debate da noite desta quinta-feira (12). Segundo a assessoria das entidades organizadoras do evento, Thronicke havia confirmado presença, mas no horário do debate fazia live em suas redes sociais.

Promovido pelas associações de docentes da Uems e da UFGD pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), o debate é o único da atual campanha na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Alan Guedes (PP), José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), Jeferson Bezerra (PMN), João Carlos, o Joca (PT), Racib Harb (Republicanos) e Wilson Matos (PTB) debatem exclusivamente sobre educação.

No primeiro bloco, os candidatos foram questionados sobre a autonomia das escolas em escolher diretores através do voto da comunidade e todos prometeram respeitar a regra existente.

João Carlos, do PT, afirmou que, se eleito, levará a eleição direta também para coordenadores de centros de educação infantil. Wilson Matos, entretanto, chamou a atenção para o fato de que as unidades infantis atendem crianças pequenas, que não poderiam votar.

Dono do discurso mais ácido, Jeferson Bezerra afirmou que toda eleição para diretor de escola em Dourados é conchavo político. Ele afirmou ser contra a reeleição de diretores e atacou os adversários, sem citar nome, afirmando que eles são contra os professores.

Quando o tema foi reajuste salarial dos educadores, Alan Guedes lembrou que atualmente existe lei federal que barra o aumento, mas assumiu compromisso, quando possível, melhorar o salário dos educadores, segundo ele, principalmente dos administrativos.

Raci Harb afirmou que a crise dos cofres públicos ocorre por falta de austeridade fiscal. “Ninguém tem coragem de chegar aqui e falar que vai cortar 50% dos cargos comissionados, que hoje são mais de 600. Ninguém tem compromisso de chegar aqui e falar que vai fazer seleção decente para os cargos convocados”.

Criticado durante a campanha pelos adversários e nas redes sociais por educadores por ter votado a favor do projeto do governo do Estado que reduziu salário de professores contratados, Barbosinha disse que o desafio do próximo prefeito, para conceder os reajustes necessários, passa pela solução dos problemas orçamentários de Dourados.

Segundo ele, o orçamento municipal de R$ 1 bilhão está quase todo comprometido com custeio e com a folha de pagamento e defendeu revisão de contratos e redução dos cargos comissionados para sobrar dinheiro.

Os três primeiros blocos foram destinados a perguntas feitas pelas entidades organizadoras do debate e todas relacionadas à educação, ao transporte de estudantes para a Cidade Universitária e também sobre projetos culturais.

Sobraram críticas de cinco dos seis candidatos presentes à administração da prefeita Délia Razuk (sem partido). Único que aliviou para a atual gestão foi Wilson Matos, apoiado por Délia Razuk, de quem foi assessor.

O quarto bloco é destinado a perguntas enviadas pelo público que assistia ao debate pelas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias