ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Cassilândia completa 58 anos de emancipação nesta sexta-feira

Nyelder Rodrigues e Viviane Oliveira | 03/08/2012 19:32
Atualmente, município tem  21.034 habitantes, de acordo com o censo de 2011 do IBGE (Foto: Divulgação)
Atualmente, município tem 21.034 habitantes, de acordo com o censo de 2011 do IBGE (Foto: Divulgação)

Desmembrado de Paranaíba no dia 3 de agosto de 1954, Cassilândia, cidade localizada a 418 quilômetros de Campo Grande, na região do Bolsão do Mato Grosso do Sul, completa nesta sexta-feira (3), feriado no município, 58 anos de emancipação política e administrativa.

As comemorações com o tradicional desfile de carros, entre outros, e o churrasco que mata uma vaca a cada ano completado (este ano foram 58 vacas) aconteceram no último domingo, 29 de agosto. Entretanto, neste sábado (4), acontece uma apresentação de bandas e fanfarras às 18h, na Praça São José. A comemoração será promovida pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Elevado a categoria de município pela Lei Estadual nº 368, de 30 de junho de 1954, Cassilândia começou a se formar em 1943, quando Joaquim Balduíno de Souza, conhecido como Cassinha, criou um povoado para apoiar os fazendeiros no descolamento diário na região.

A intenção de Balduíno era facilitar o acesso da região aos centros comerciais, e ao perceber que o povoado teria grandes chances de crescimento, Joaquim Balduíno doou parte da fazenda que era proprietário, permitindo a expansão do local, que foi chamado de São José, e posteriormente de Cassilândia, em homenagem à Balduíno, o Cassinha.

Além de Joaquim Balduíno, Cassilândia teve outros pioneiros, como Amim José e Sebastião Leal, que depois acabou sendo o primeiro prefeito eleito no município, que atualmente tem população estimada em 21.034 habitantes, de acordo com o censo de 2011 do IBGE.

(Colaborou Chrissanto Veron, da Patriarca AM)

Nos siga no Google Notícias