A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

03/12/2017 10:53

Chuva dá trégua e nível do Rio Aquidauana diminui para 6,50 metros

Defesa Civil chegou a emitir alerta para risco de inundação, após nível subir 16 centímetros na sexta-feira (1º).

Anahi Gurgel
Rio Aquidauana está baixando nível após trégua da chuva e chegou a 6,50 na manhã deste domingo (03). (Foto: Divulgação)Rio Aquidauana está baixando nível após trégua da chuva e chegou a 6,50 na manhã deste domingo (03). (Foto: Divulgação)

Após trégua da chuva, diminuiu para 6,50 metros o nível do Rio Aquidauana, que chegou a alertar as autoridades locais para risco de enchente e inundação nas residências ribeirinhas. Na sexta-feira (1º), o nível subiu 16 centímetros e a régua chegou a marcar 7,16 metros.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Mário Ravaglia, para o sábado (02), a previsão do tempo era de mais chuva, com promessa de subir mais 30 centímetros. “Ficamos em alerta para a necessidade de fazer a remoção das famílias para o salão paroquial da Igreja Matriz de Aquidauana”, disse.

Régua marca aumento de 16 centímetros no nível do rio, na sexta-feira (1º). (Foto: Divulgação)Régua marca aumento de 16 centímetros no nível do rio, na sexta-feira (1º). (Foto: Divulgação)

A última verificação da régua foi feita às 8h deste domingo. O rio começou a baixar na madrugada de sexta para sábado, mas o alerta já havia levado a prefeitura a mobilizar equipes das secretaria de Obras e Assistência Social para atendimento das famílias, com suporte do Corpo de Bombeiros, 9° Batalhão de Engenharia de Combate, Polícia Militar e igrejas.

O alerta levou a prefeitura a adiar o 2º Festival de Bandas e Fanfarras, que estava programado para o sábado, na Avenida Pantaneta, foi adiado. Nova data ainda será definida.

Monitoramento - Os rios das bacias hidrográficas do Paraguai e do Paraná são monitorados pela Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), por meio de uma rede de estações telemétricas e informações fornecidas pela ANA (Agência Nacional de Águas), em ação integrada com a Defesa Civil.

Os dados são coletados em tempo real pela central, informando a cada hora o nível do rio em centímetros e quanto choveu em milímetros.

Filha é acusada de manter mãe doente trancada em casa e sem comida
Jovem de 21 é acusada de manter a mãe doente de 52 anos trancada em casa e sem comida. O caso veio à tona após denúncia anônima, por volta das 16h de...
Homem é socorrido em estado grave após ser esfaqueado no pescoço
Adione Felisbino Vicente, 31 anos, foi ferido a golpe de faca, na manhã deste domingo (17), na Avenida José Ferreira da Costa, no Centro, em Costa Ri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions