A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

28/11/2017 21:45

Imasul aciona Defesa Civil para retirar ribeirinhos do rio Taquari

Nyelder Rodrigues
Durante a manhã, situação ainda não era de risco,
mas piorou durante à tarde (Foto: Maikon Leal/Coxim Agora)Durante a manhã, situação ainda não era de risco, mas piorou durante à tarde (Foto: Maikon Leal/Coxim Agora)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) acionou a Defesa Civil para fazer a retirada da população ribeirinha que mora às margens do rio Taquari, no Norte do Estado, após conseguir detectar em seu monitoramento do nível dos rios que haveria um transbordamento.

O alerta foi emitido no fim da tarde e início da noite para retirada imediata do local. O rio Taquari transbordou no fim da tarde desta terça-feira (28), após subir 80 cm em pouco menos de 12 horas.

Um aviso de evento crítico foi emitido pela sala de controle Imasul às 18h30, comunicando a Defesa Civil que as leituras dos níveis do rio Taquari emitidas da PCD (Plataforma de Coleta de Dados) em Coxim indicavam que já havia sido atingido o nível de emergência, "com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco a integridade humana".

Segundo o monitoramento realizado pelo Imasul, às 7h de segunda-feira (27), o nível do rio Taquari estava em 4 metros e 11 centímetros sendo que 24h depois, às 7h desta terça, as águas já haviam subido 11 cm. Já às 18h30 de hoje, o rio já marcava o nível de 5 metros e 2 centímetros, com elevação de 80 cm em 11h30, continuando em ascensão.

Com a rápida subida do rio Taquari, casas e instalações lindeiras ao curso hídrico já começaram a ser invadidas pela água. Imediatamente, a Gerência de Recursos Hídricos do Imasul acionou a Defesa Civil para que fosse orientada a retirada da população ribeirinha.

"Esse monitoramento dos rios do Estado que realizamos no Imasul nos permite agir de forma preventiva, proporcionando maior segurança à população das regiões ribeirinhas", lembra o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Polícia carioca pede extradição de traficante preso no Paraguai
A extradição do traficante Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, preso na cidade de Encarnación, no Paraguai, perto da fronteira com Mat...
Uems recebe inscrições em seleção para cursos de Educação à Distância até dia 22
Seguem abertas até 22 de dezembro as inscrições no processo seletivo de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade EaD (Educação à Distância)...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions