A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

01/03/2016 08:01

Chuvas não param e 49 famílias nem tem previsão de voltar para casa

Caroline Maldonado
Apesar de Rio Apa estar baixando, famílias continuam fora de casa, em Bela Vista (Foto: Jatoba News)Apesar de Rio Apa estar baixando, famílias continuam fora de casa, em Bela Vista (Foto: Jatoba News)

Na região norte do Estado, famílias continuam fora de casa e a cada dia fica mais difícil prever um retorno, pois a chuva não cessa. Em Rio Verde, a 207 quilômetros de Campo Grande, 14 ficaram desalojadas no início do mês. Dessas, seis estão em casas alugadas pela prefeitura. Em Bela Vista, na região sul, as 43 famílias continuam em casas de parentes ou no abrigo municipal.

Segundo a coordenadora de Habitação da prefeitura de Rio Verde, Rosilene Inácio Pereira, há ainda quatro famílias vivendo do aluguel social, além das duas que perderam tudo, conforme foi informado ontem. Elas estão em residências, cujo aluguel custa R$ 440 mensalmente para a administração da cidade.

“Duas casas foram completamente destruídas. Esses não poderão voltar para lá e os demais precisam esperar para ver como será a situação”, comentou Rosilene. Conforme a coordenadora, o Rio Verde está baixando e não choveu de ontem para hoje, mas as casas continuam alagadas.

O Rio Apa, no sul de MS, está 5 metros acima do nível normal. As águas alcançaram 9 metros entre sexta-feira e sábado, segundo a Estação de Tratamento do Saes (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Durante o fim de semana, os moradores dos bairros Baixada Corinthiana e Baixada Fluminense até voltaram às suas casas para fazer limpeza e conferir o que poderia ser recuperado, mas no domingo choveu o equivalente a mais de 40 milímetros e o rio voltou a subir.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil em Bela Vista, Maria Alice Aranda, hoje mais uma vez o céu amanheceu nublado e casas continuam alagadas. “Choveu muito nesta madrugada, então o que podemos fazer é esperar”, disse a coordenadora, ao lembrar que as famílias estão em casas de parentes ou em abrigo da prefeitura.

Previsão – Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) deve chover a semana inteira em Rio Verde. As pancadas devem ser mais intensas na quinta-feira (3). Hoje (1º) e amanhã, o céu fica parcialmente nublado e o tempo fecha na tarde de quarta-feira (2). A temperatura fica entre 22°C e 33°C nesta terça-feira.

Bela vista também terá chuva forte na quinta-feira, mas o sol volta na sexta-feira e para o sábado não há ameaça temporal. Hoje, a temperatura fica entre 19°C e 27°C e no fim de semana varia de 21°C a 30°C.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions