A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Março de 2017

16/07/2015 08:39

Cidade que surgiu como presídio comemora 237 anos nesta quinta-feira

Liana Feitosa
Com cerca de 27 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Miranda está localizada próxima ao Pantanal e pertence à microrregião do município de Aquidauana. (Foto: Oblatos de Cristo Sacerdote)Com cerca de 27 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Miranda está localizada próxima ao Pantanal e pertence à microrregião do município de Aquidauana. (Foto: Oblatos de Cristo Sacerdote)

O município de Miranda, a 201 quilômetros de Campo Grande, comemora 237 anos nesta quinta-feira (16). Na região, descoberta graças ao desbravamento dos rios Mondego (atual Miranda) e Aquidauana, o capitão João Leme do Prado lançou em 1778 os alicerces do Presídio de Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego no dia 16 de julho.

A construção do presídio tinha o objetivo de proteger a região contra possíveis ataques de castelhanos de Assunção, no Paraguai.

A cidade, que é uma das mais antigas de Mato Grosso do Sul, recebeu o nome de Miranda em homenagem a Caetano Pinto de Miranda Montenegro, 6º Capitão-General das capitanias de Mato Grosso e Cuiabá.

No entanto, isso só aconteceu anos mais tarde, quando o capitão Francisco Rodrigues do Prado, irmão do fundador do presídio, se empenhou para conseguir elevar o pequeno povoado, que até então se chamava Mondego, à vila. Isso aconteceu em maio de 1857, por Lei Provincial. A partir de então a vila passou a se chamar Miranda.

Com cerca de 27 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Miranda está localizada próxima ao Pantanal e pertence à microrregião do município de Aquidauana.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions