ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Com 106 mortes em dois meses, prefeitura anuncia mais cinco leitos de UTI

Número de casos positivos aumentou 50% na 2ª maior cidade de MS e supera 21 mil infectados

Por Helio de Freitas, de Dourados | 04/03/2021 13:41
Leitos de UTI no Hospital da Vida; prefeitura anunciou ampliação (Foto: Arquivo)
Leitos de UTI no Hospital da Vida; prefeitura anunciou ampliação (Foto: Arquivo)

Depois de ficar por vários dias neste ano com ocupação de 100% da UTI em decorrência da pandemia da covid-19 e de aumento de quase 70% das mortes nos dois primeiros meses de 2021, o município de Dourados anunciou a abertura de mais cinco leitos de terapia intensiva, contratados no hospital particular Santa Rita.

O anúncio foi feito pelo prefeito Alan Guedes (PP). Segundo ele, assim que os leitos entrarem em operação, Dourados terá 40 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pessoas em situação grave por conta do novo coronavírus.

"Desde o início do ano temos trabalhado muito para aumentar a oferta de leitos de UTI para tratamento da covid em Dourados. E agora, por conta de mais parceria com o Governo do Estado, conseguimos credenciar mais cinco leitos”, afirmou Alan Guedes.

Entretanto, os leitos só devem entrar em operação dentro de 15 dias. Nesse tempo, o hospital vai compor a equipe técnica necessária para a ativação. Assim como outras cidades sul-mato-grossenses, Dourados enfrenta dificuldade para contratar especialistas em terapia intensiva.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a macrorregião de Dourados, formada por 33 municípios, tem hoje 94% de ocupação de leitos de UTI. É a maior taxa de ocupação do Estado. A macro de Campo Grande aparece em segundo, com 91% de ocupação.

Mortes – Com mais um óbito nas últimas 24 horas, Dourados chegou hoje a 264 vítimas da covid-19 em um ano de pandemia. Do dia 1º de janeiro até esta quinta-feira (4), foram 106 vidas de douradenses perdidas pela pandemia – aumento de 68% em dois meses.

Outros 162 moradores de cidades da macrorregião também morreram devido a complicações da covid-19 enquanto estavam internadas em hospitais de Dourados. Foram 55 só neste ano.

Em 63 dias de 2021, foram confirmados 7.240 casos novos da coronavírus em Dourados. No dia 31 de dezembro de 2020, 13.855 pessoas já tinham sido infectadas e hoje são 21.095, quase 10% da população, estimada em 225 mil habitantes.

O número de pessoas recuperadas em dois meses superou o número de novos casos e passou de 11.947 no dia 31 de dezembro para 19.753 hoje.

No início da pandemia, o aumento de recuperados era tratado como “boa notícia”, mas com o tempo ficou provado que pessoas infectadas podem se contaminar novamente, principalmente agora com as novas variantes do vírus.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário