ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Com 317 animais mortos em um ano, MPE pede mudança em projeto da MS-178

Morador da região contabilizou o número de animais silvestres atropelados na rodovia estadual

Gabriel Neris | 02/02/2018 16:08

O MPE (Ministério Público Estadual) está pedindo que a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) readeque o projeto de obra de recapeamento, ciclovia e iluminação da MS-178, em Bonito – a 257 km de Campo Grande. De acordo o órgão, um morador da região informou que 317 animais foram mortos por atropelamento somente em 2015 diante do péssimo estado do trecho.

O promotor de Justiça João Meneghini Girelli pede o Estado construa passagens, corredores ecológicos, ecodutos, redutores de velocidade, sinalização viária e cercas de direcionamento em tela de arame.

O promotor levou em consideração o processo administrativo que tem como objeto o recapeamento, ciclovia e iluminação de 14,1 quilômetros da rovodia no trecho entre o município e o aeroporto. Na análise, o promotor levou em consideração a ausência de medidas efetivas para evitar acidentes envolvendo animais silvestres.

Conforme o MPE, o projeto do governo prevê a implantação de cercas laterais nos dois lados da rodovia, com arame liso com quatro fios e mourões de madeira. Para o promotor, a medida é insuficiente para a proteção dos animais.

Ele explica que o programa de redução de atropelamento da fauna do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) deixa claro que as cercas são instaladas para impedir o acesso das pessoas à rea, proteger a mata cilitar e direcionar os animais para a passagem. Para a condução dos animais, a estrutura deve ter extenção de 20 metros para cada lado, com dimensões de 2 metros de altura acima da superfície e utilização de tela de alambrado de 2 polegadas. O material a ser utilizado, segundo o promotor, é tela de alambrado.

Nos siga no Google Notícias