ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Com 501 casos de dengue registrados em 2012, Corumbá entra em alerta

Mariana Lopes | 13/04/2012 10:05

Em Mato Grosso do Sul, mais sete cidades apontam risco de epidemia do vírus

Em Campo Grande, 98 casos de dengue foram registrados nesta semana (Foto: Arquivo/Marlon Ganassin)
Em Campo Grande, 98 casos de dengue foram registrados nesta semana (Foto: Arquivo/Marlon Ganassin)

A Vigilância em Saúde de Corumbá registrou, até ontem (12), 501 casos de dengue nos primeiros meses de 2012 e aponta possível epidemia da doença na cidade. O número de pacientes começou a subir no final de fevereiro e registrou o maior índice na semana dos dias 25 a 31 de março, com 101 casos.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde de Corumbá, Viviane Campos Ametlla, a preocupação maior é de que a cidade tenha um novo vírus. “Até hoje só foram registrados casos de dengue dos tipos 1 e 2. Na Bolívia, foi comprovado o tipo 3, então, já estamos em alerta”, afirma.

Com este risco, a Vigilância Epidemiológica intensificou o monitoramento do isolamento viral em pacientes que chegam às unidades de Saúde da cidade com suspeita da doença.

A explicação dada por Viviane é de que a população se acomodou com os resultados positivos de controle dos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, causador da doença, nos anos anteriores. “Juntou também com o fato de estar chovendo bastante na cidade, desde fevereiro”, comenta a coordenadora.

Para tentar controlar a proliferação do vírus, a Vigilância em Saúde está removendo os criadouros e passando com fumacê nos bairros de maior índice, como Aeroporto, Centro, Popular Nova, Dom Bosco, Cristo Redentor e Popular Velha. “Mas é importante a população ter consciência e colaborar, principalmente durante o período chuvoso”, orienta Viviane.

Casos no Estado - Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 296 casos de dengue só nesta semana. Além de Corumbá, mais sete municípios estão em alerta por conta da incidência elevada de pacientes com a doença, sendo eles Eldora, Ladário, São Gabriel do Oeste, Figueirão, Três Lagoas, Chapadão do Sul e Sonora.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, Campo Grande e mais 15 cidades apresentam o índice alto, mas não corre risco de epidemia. Na Capital, nesta semana, foram registrados 98 casos de dengue.

Nos siga no Google Notícias