ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Com Carnavais programados, MPE recomenda que prefeituras cancelem festas

Priscilla Peres | 28/01/2016 10:19
Carnaval de Jardim é tradicional e muitas pessoas de outras cidades vão para o município. (Foto: Assessoria)
Carnaval de Jardim é tradicional e muitas pessoas de outras cidades vão para o município. (Foto: Assessoria)

As recomendações do MPE/MS (Ministério Público Estadual) para que municípios deixem de gastar com festas de Carnaval continua e já chega a 10 prefeituras. Jardim e Ribas do Rio Pardo agora fazem parte da lista, a diferença é que ambas já estão com a programação da festa pronta.

No Diário Oficial de hoje, o Ministério Público abriu procedimento preparatório para apurar se houve improbidade administrativa e dano ao patrimônio municipal de Jardim, devido ao uso de verbas em festividades de Carnaval.

A promotora de Justiça, Lia Paim Lima, que assina a recomendação leva em consideração vários fatores, como os altos gastos da prefeitura com a festa que são incompatíveis com a situação financeira do município. "Constituindo assim nítida ofensa aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, diante da ausência de recursos financeiros para garantir a prestação com qualidade de serviços públicos essenciais", diz a recomendação.

Ela ainda afirma que a realização de Carnaval não considera interesse primário e que são vários os procedimentos instaurados visando melhorias no atendimento à saúde e que é de conhecimento geral que a cidade carece de diversas melhorias, especialmente nas estruturas das escolas e disponibilização de vagas.

Sobre o Carnaval enquanto atividade cultural, ela afirma que em detrimento de outras atividades, a exemplo da literatura, da música, do teatro consistiria em discriminação e afronta a tantas outras atividades culturais a serem apoiadas.

Diante disso, a promotora recomendou que a prefeitura deixe de gastar com a realização da festa de Carnaval e deu prazo de 48 horas para o município decida sobre o acatamento ou não, e responda por escrito.

No site da prefeitura, consta que o Jardim Folia 2016 foi lançado durante solenidade nesta semana. A festa está prevista para acontecer entre os dias 5 e 9 de fevereiro na praça de encontro, além de concurso de blocos com premiação e atividades no Balneário. O prefeito Erney Cunha estava em viagem e não comentou o assunto.

Ribas do Rio Pardo - Na outra cidade a situação é a mesma, o Promotor de Justiça, George Zarour instaurou inquérito para apurar irregularidades na utilização de recursos públicos para a realização do Ribas Folia.
George usa os mesmos argumentos que a recomendação de Jardim, mas acrescenta que em 2015 foram instaurados 106 procedimentos administrativos junto a promotoria de Ribas do Rio Pardo, na maioria para fiscalizar o atendimento a saúde.

A recomendação é de que o prefeito não use recursos com o Carnaval e comunique em três dias sobre as providências. Procurados, a prefeitura que também já está com a programação fechada, disse que está em reunião e ainda não decidiu sobre o que fará.

Nos siga no Google Notícias