ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

MPE faz 3ª recomendação para que prefeitura cancele festa de Carnaval

Liana Feitosa | 19/01/2016 11:56

O MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) publicou recomendação hoje (19), à prefeitura de Fátima de Sul, a 246 quilômetros de Campo Grande, para que o Carnaval da cidade seja cancelado. A orientação está no Diário Oficial do órgão desta terça-feira, na página 6.

Essa é a terceira recomendação de cancelamento expedido pelo MPE a cidades do Estado. Ivinhema e Rio Brilhante já acataram a decisão.

Verbas - Segundo o texto do MP, o órgão espera que o evento seja cancelado porque o Fátima Folia é executado com a utilização de verba pública.

O órgão considera que gastar com festas carnavalescas impede o direcionamento de recursos públicos para áreas consideradas prioritárias, o que é uma inadequação ao poder público.

Além disso, foi considerado o alto valor de gastos na realização dos carnavais de 2013, 2014 e 2015, que se mostram incompatíveis com a situação financeira do município, "constituindo, assim, nítida ofensa aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, diante da ausência de recursos financeiros para garantir a prestação com qualidade de serviços públicos essenciais", diz o texto.

Outros problemas - A recomendação ainda lista uma série de ações, de diversas áreas, que a prefeitura deveria estar executando, como pedido de regularização do lixão da cidade feito em 2013, mas que até agora não foi colocado em prática. Para o MP, esses exemplos demonstram visão distorcida da prefeitura do que é prioridade para o povo, gastando com Carnaval, ao invés de oferecer serviços básicos à população.

O MP também cita que, devido aos estragos causados pelas chuvas registradas entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, que gerou prejuízos aos cofres públicos, é preciso reavaliar a necessidade de promoção do Carnaval.

Com isso, foi dado à prefeitura prazo de cinco dias para que o município informe por escrito se vai ou não acatar a recomendação.

O Campo Grande News procurou o prefeito Júnior Vasconcelos (PSDB), no entanto, ele não foi localizado porque está de férias. Segundo o coordenador de eventos da prefeitura, Marcelo Ferreira, a cidade já está nos prepartivos finais para o Carnaval.

No entanto, devido à recomendação, foi marcada reunião com o Ministério Público na sexta-feira (22) para que a situação seja discutida. "Na segunda-feira a prefeitura deve divulgar alguma nota oficial. Mas é complicado porque o Carnaval é uma tradição há 11 anos na cidade, movimenta o comércio e o turismo. Vamos o que o vai ficar decidido", afirmou.

Nos siga no Google Notícias