ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Com chuva, nível do Rio Apa sobe e desabriga oito famílias

O Rio Aquidauana também subiu e várias famílias ribeirinhas precisaram ser retiradas de casa

Geisy Garnes | 20/02/2018 17:46
Em Aquidauana, 40 famílias foram desabrigadas (Foto: Corpo de Bombeiros)
Em Aquidauana, 40 famílias foram desabrigadas (Foto: Corpo de Bombeiros)

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul precisou resgatar oito famílias ribeirinhas após o nível do Rio Apa subir em Bela Vista - a 322 quilômetros de Campo Grande. Ainda não foram divulgados dados da quantidade de chuva que caiu no município, nem o nível que a água atingiu.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, Isaís Ferreira Bittencourt, a informação repassada pelas equipes no local é de que com a chuva, o volume da água subiu rapidamente e alagou casas localizada nas margens do rio. Oito famílias precisaram ser resgatadas.

Não há informações de quantos metros o rio subiu, nem a quantidade de chuva que caiu na cidade, por conta de problemas nos sensores. Conforme Bittencourt, a situação deixa o município em alerta, mas que a tendência é de que o volume da água diminua, já que a chuva parou na redação.

As chuvas desta terça-feira deixaram, segundo o coordenador do Defesa Civil, três rios do Estado em situação de alerta: o próprio Apa, o Miranda e o Aquidauna, ambos com registro de transbordamentos.

Aquidauana - Em Aquidauana - a 135 quilômetros de Campo Grande - o nível do rio chegou a 8.6 metros nesta terça-feira e desabrigou 40 famílias. Defesa Civil municipal precisou pedir ajuda ao Exército para retirar as famílias ribeirinhas.

As informações são do coordenador do órgão Mário Ravaglia. Segundo ele, a chuva fez com que o nível do rio Aquidauana fosse para 8.66 metros, o que colocou todos em alerta já que o normal é de 3.4 metros. Conforme alerta do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) o volume de chuva nas últimas 24h foi de 153 milímetros.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve o alerta de tempestade até a meia noite desta terça-feira em 46 cidades de Mato Grosso do Sul.

A previsão do instituto é de que a chuva pode atingir 100 milímetros, ventos de 100 quilômetros por hora e ainda queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Nos siga no Google Notícias