ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Com déficit de 18 enfermeiros, hospital receberá apenas 7 até março de 2021

Conciliação entre a Prefeitura de Nova Andradina e o Coren definiu a contratação de mais profissionais

Lucia Morel | 27/05/2020 15:59
Hospital atende Nova Andradina e mais municípios vizinhos. (Foto: Divulgação)
Hospital atende Nova Andradina e mais municípios vizinhos. (Foto: Divulgação)

Com déficit de 18 profissionais de enfermagem, o Hospital Regional de Nova Andradina, cidade a 297 Km de Campo Grande, receberá apenas sete novos enfermeiros até março de 2021. É o que foi acordado entre a prefeitura do município e o Coren/MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), depois de ação na Justiça.

Impetrada em fevereiro pelo conselho, Ação Cívil Pública pedia que o quadro de profissionais fosse completado para que a assistência à saúde melhorasse. Em audiência de conciliação, antes que houvesse sentença, a Secretaria de Saúde de Nova Andradina se comprometeu a contratar mais sete enfermeiros para o quadro pessoal do hospital. O Coren aceitou a proposta e as contratações serão feitas gradativamente, até o fim do primeiro trimestre de 2021.

A primeira deve ocorrer ainda em junho, e as demais, conforme o ordenamento da lista de espera do último concurso público realizado pela prefeitura da cidade.

Segundo o presidente do Coren/MS, Sebastião Júnior Henrique Duarte, a quantidade de profissionais a serem contratados, não supre a real necessidade, mas “irá trazer algumas melhorias para a assistência de imediato, que é o que mais nos preocupa diante da pandemia que enfrentamos”, disse.

No local, em 6 de abril deste ano, Sônia Regina dos Anjos, de 66 anos,   morreu de covid-19. Ela estava internada na cidade, mas era de Batayporã. Uma enfermeira que cuidou dela também foi contaminada, mas se curou.

Atualmente, são 28 profissionais da área de enfermagem atuando no Hospital Regional de Nova Andradina e segundo o Coren, a ação só foi impetrada porque não houve atendimento dos pedidos de mais enfermeiros através do diálogo.

A microrregião de Nova Andradina é compreendida pelos municípios de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. O hospital em questão é referência no atendimento à população de todas essas cidades.

Investimento - Com investimentos do Município, Estado e União que chegam a R$ 7 milhões, o Hospital Regional de Nova Andradina passa por obras de modernização em toda sua estrutura.

Em março deste ano, segundo informações do governo do Estado, estavam sendo construídos uma UTI Neonatal, um Banco de Leite, Unidade de Cuidados Intermediários e Centro de Diagnóstico por Imagem.

A previsão era de entrega até o fim de junho, o que ainda não foi confirmado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) diante da pandemia.

Nos siga no Google Notícias