Com nova fase de ensino integral, estudantes e professores passam por curso
Curso para alunos e professores teve participação de escola veterana no projeto
Escola estadual Maria Helena Albaneze, em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande, passará a integrar o programa “Escola de Autoria”, que oferta ensino em tempo integral. Os professores passaram por curso de formação com colegas de outra instituição, já inserida no programa.
O curso teve participação de integrantes da escola Júlia Gonçalves Passarinho, que já faz parte do “Escola de Autoria” desde 2016.
A tarde de formação ocorreu na escola Júlio Gonçalves e contou com a participação de cerca de 20 estudantes acolhedores, além dos coordenadores das instituições.
“Na formação dialogamos sobre o Acolhimento de Início de ano letivo, ação realizada pelos Protagonistas da Escola, com apoio da equipe pedagógica”, explicou a diretora da escola Júlia Gonçalves, Érica Oliveira.
“A formação dos acolhedores é um momento de refletir como serão os primeiros dias de aula”, explicou a coordenadora pedagógica, Camila Cavalcante. Nesse curso, apresenta-se a cartilha do acolhedor, que será usada no início do ano.
A cartilha tem dinâmicas propostas pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e pelo ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), que inserem estudantes nas ações da “Pedagogia da Presença” e auxilia a estruturar projetos de vida.
Estudantes acolhedores também planejam os dois primeiros dias de aula, treinam as dinâmicas de Acolhimento e planejam a recepção dos colegas no retorno às aulas 2022.
Alexssandro Marques da Costa, que neste ano cursará o 2°Ano do Ensino Médio se disse empolgado com o encontro. “Sabemos que neste ano nossa escola terá mudanças como horário, disciplinas e teremos ações novas, como esse acolhimento, logo, é muito bom poder contar com a parceria de outros estudantes que já realizam essa ação, isso nos dá segurança em iniciar nossa caminhada da Escola da Autoria”, disse.