ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Com show e futebol, Água Clara comemora 60 anos de emancipação

Gabriel Neris | 08/02/2013 15:16
Residentes do município de Água Clara comemoram nesta sexta-feira 60 anos de emancipação (Foto: Divulgação)
Residentes do município de Água Clara comemoram nesta sexta-feira 60 anos de emancipação (Foto: Divulgação)

O município de Água Clara, localizado a 198 km de Campo Grande, comemora nesta sexta-feira 60 anos de fundação. As festividades iniciaram no dia anterior com baile de Carnaval no Centro de Convivência de Idosos, missa na Igreja Católica Matriz e show da banda Aquarius. À meia-noite houve queima de fogos.

Hoje, as festividades começaram logo às 5h com “Alvorada Festiva”, na avenida Luis Fiúza Lima. Às 7h subiu ao palco a banda Marcial e a Orquestra de Violão e Flauta Doce. No ginásio de esportes houve um culto de ação de graças, promovido pela Igreja do Senhor Jesus.

A festa continua às 19h30 com homenagem aos pioneiros da Rede Ferroviária Federal na Câmara Municipal. Às 23h, tem a apresentação da Apollus Band. Até terça-feira (12) haverá partidas especiais de futebol e o Carnaval da cidade, o H20 Folia.

Histórico – As terras que hoje compreendem Água Clara foram desbravadas por mineiros e paulistas que percorriam a região em busca de melhores pastagens para seus rebanhos. Intimamente ligada a Três Lagoas, o município foi povoado definitivamente em 1912 com Sebastião Fenelon Costa.

Ali, Sebastião estabeleceu uma casa comercial, criando a primeira construção da futura cidade e a estação ferroviária.

Chegaram na região Pedro e Benevenuto Ottoni, que se dedicaram à pecuária e ao cultivo de grandes lavouras, exportando para Três Lagoas e São Paulo. Em 29 de março de 1938, o Distrito de Paz de Água Clara nomeando para as funções de juiz de paz o major Vicente Tolentino de Abreu.

A povoação tomou inicialmente a denominação de Rio Verde, resultado do local escolhido para implantação que era banhado pelo Ribeirão Rio Verde. Posteriormente, adotou o nome atual por aclamação popular em função do córrego Água Clara, cuja água cristalina abastecia a população urbana.

Nos siga no Google Notícias