Com turno até a noite, Exército inicia montagem de ponte sobre o Rio do Peixe
Obra é executada pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate e vai permitir a travessia de veículos
Com turno estendido até o período noturno, cerca de 70 militares do Exército atuam na construção de uma ponte provisória sobre o Rio do Peixe, na MS-080, na região de Rio Negro, a 153 quilômetros de Campo Grande. No sábado (4), teve início a montagem da estrutura metálica do tipo LSB (Logistic Support Bridge) para passagens de veículos, que ficará no local até a conclusão da ponte definitiva.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Cerca de 70 militares do Exército trabalham em turno estendido na construção de uma ponte provisória sobre o Rio do Peixe, na MS-080, em Rio Negro, a 153 km de Campo Grande. A estrutura metálica tipo LSB deve ser concluída na segunda quinzena de abril. A ponte definitiva, contratada pelo Governo do Estado por R$ 13,2 milhões, será erguida em 360 dias. A ponte de concreto original caiu em 22 de fevereiro após uma carreta tentar atravessá-la durante chuvas fortes.
O trabalho é executado pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate, que enviou na sexta-feira (3) um novo comboio com equipamentos e materiais para o município. A previsão é que a ponte metálica seja concluída na segunda quinzena de abril.
- Leia Também
- Exército envia novo comboio para montar ponte provisória sobre o Rio do Peixe
- Ponte cai durante passagem de carreta, semanas após ser "engolida" por rio
A estrutura que está sendo montada é amplamente empregada em situações de emergência, devido à sua rápida montagem e elevada capacidade de carga. Com cerca de 60 metros de comprimento, a ponte foi projetada para suportar até 40 toneladas, permitindo a passagem de veículos leves, caminhões de abastecimento e transporte escolar.
Desde o dia 17 de março, uma passarela foi instalada ao lado da antiga estrutura para não interferir na execução da nova ponte permanente, cuja contratação ocorre em caráter emergencial. Enquanto isso, uma passadeira flutuante garante a travessia de pedestres, estudantes e moradores que precisam cruzar o rio diariamente.
De acordo com o CMO (Comando Militar do Oeste), mais de 5,2 mil pedestres já haviam cruzado o Rio do Peixe utilizando a passadeira instalada pelo Exército Brasileiro.
A construção da estrutura definitiva já foi contratada pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 13,2 milhões e prazo de execução de 360 dias. Até lá, o tráfego será mantido pela ponte provisória montada pelos militares de Aquidauana.
A intervenção emergencial foi autorizada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) no início de março, após a queda da ponte de concreto, registrada no dia 22 de fevereiro.
Na ocasião, a estrutura cedeu quando uma carreta bitrem tentou atravessar o local durante um período de fortes chuvas, o que interrompeu a ligação entre municípios da região, como Rio Negro, Rochedo e Corguinho.
Desde então, o deslocamento entre São Gabriel do Oeste e Rio Negro ocorre por rotas alternativas. O principal desvio é feito pela MS-430, na altura do km 12, com cerca de 32 quilômetros de estrada vicinal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


