ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Ponte cai durante passagem de carreta, semanas após ser "engolida" por rio

Defesa Civil emitiu avisos de que havia rachaduras na cabeceira da estrutura e alertou sobre passagem de carga

Por Cassia Modena | 22/02/2026 10:55

Por volta das 7h deste domingo (22), caiu parte da ponte de concreto sobre o Rio do Peixe, no município de Rio Negro. Uma carreta bi-trem passava por lá no momento do incidente. A estrutura dá acesso à região do Pantanal e às cidades de São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Neste domingo, 22 de outubro, parte da ponte de concreto sobre o Rio do Peixe, em Rio Negro, Mato Grosso do Sul, desabou enquanto uma carreta bi-trem passava. O motorista saiu ileso, mas a segunda carreta ficou pendurada. A estrutura, que já havia sido submersa por chuvas recentes, apresentava rachaduras, levando a Defesa Civil a alertar sobre sua precariedade. A Agesul, responsável pela construção da ponte, está avaliando a situação, enquanto a Polícia Militar Rodoviária interditou a via. O prefeito Henrique Ezoe decretou situação de emergência para lidar com os impactos do incidente e pediu paciência à população, ressaltando a necessidade de desvios para garantir a locomoção na região.

O motorista saiu ileso. A cabine e a primeira carreta do veículo ficaram preservadas num trecho da estrutura que não desabou. Já a segunda carreta ficou pendurada.

A carga era provavelmente de grãos ou ração animal, conforme o servidor público e documentarista de vida selvagem, Irai Antunes, informou à reportagem. Ele estava a caminho do acesso quando a queda ocorreu e filmou os estragos.

Rio subiu e "engoliu" ponte - A mesma ponte chegou a ser engolida pelo Rio do Peixe durante fortes chuvas que atingiram Rio Negro e municípios vizinhos. Foram dias de muita água, que elevaram o nível do afluente do Rio Negro, que dá nome ao município.

Após isso, a Defesa Civil Municipal havia alertado sobre rachaduras nas cabeceiras da estrutura e sinalizou que veículos pesados e com carga não poderiam passar.

Obra estadual - A reportagem questionou o valor do investimento em recursos estaduais e o ano em que a ponte foi construída e aguarda retorno.

Em nota, o Governo de Mato Grosso do Sul afirma que equipes técnicas da agência estão no local para avaliar a situação.

"A Polícia Militar Rodoviária Estadual foi acionada e realiza a interdição da via para garantir a segurança dos usuários. Equipes técnicas da Agesul já estão no local prestando suporte e avaliando as condições da estrutura. Informamos que o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, acompanhado do diretor-presidente da Agesul, Rudi Fiorese, e de equipe técnica, está se deslocando para Rio Negro para vistoriar pessoalmente a área e determinar providências necessárias e soluções imediatas, bem como de médio e longo prazo", diz trecho de texto enviado nesta manhã.

O Campo Grande News tenta contato com a construtora para saber quais providências serão tomadas por parte dela.

Decreto de emergência - Depois das chuvas que deixaram a ponte submersa e geraram outros transtornos no município, a Prefeitura de Rio Negro decretou situação de emergência.

O prefeito, Henrique Ezoe (PSDB), informou hoje que a medida já adotada ajudará a cidade a lidar com os impactos da queda da ponte também.

"Comunicamos a interdição total. Aconteceu um desastre, a carreta passou aqui. Pedimos à população que tenham um pouco de paciência, não venha aqui em cima da ponte. A cabeceira está com rachaduras. Estaremos trabalhando para fazer os desvios necessários para dar locomoção à nossa comunidade", disse o chefe do Executivo.

Matéria editada às 13h20 para remover informações sobre outra ponte sobre o Rio do Peixe, confundida com a estrutura que caiu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.