ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Começa pesquisa que vai orientar Plano de Mobilidade Urbana

Ciclistas e pessoas que usam transporte coletivo começaram a ser entrevistas por empresa gaúcha nesta segunda-feira em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 23/11/2015 14:25
Estudo sobre mobilidade urbana vai identificar necessidades de ciclistas e pedestres (Foto: Divulgação)
Estudo sobre mobilidade urbana vai identificar necessidades de ciclistas e pedestres (Foto: Divulgação)

Começou nesta segunda-feira em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a pesquisa que vai orientar na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. O trabalho é feito pelo escritório Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, de Caxias do Sul (RS), contratado pela prefeitura.

Pesquisadoras da empresa estão entrevistando pessoas que utilizam o transporte coletivo urbano e os ciclistas. De acordo com a prefeitura, o trabalho é coordenado pelas arquitetas Sílvia Lunas e Caroline Arcego.

Os principais pontos de abordagem são o terminal de transbordo, a Praça Antônio João, o terminal rodoviário, o Atacadão e as universidades. Segundo a prefeitura, as pesquisadores usam camiseta amarela e estão identificadas com crachá da empresa.

“As interferências agora e nos próximos anos, de acordo com o plano, tornarão Dourados uma cidade moderna e melhor para todos viverem”, afirmou o secretário de Planejamento, Luis Roberto Martins Araújo.

De acordo com as arquitetas, o Plano de Mobilidade Urbana vai interferir em toda a cidade, com o objetivo de promover o uso racional e eficiente dos meios de locomoção. “A prioridade é sempre o pedestre, depois o ciclista e o transporte coletivo. Aí vêm as motos e o transporte de cargas. Por último os veículos de passeio. Todo o trabalho é feito em cima das diretrizes da mobilidade urbana moderna”, afirma a arquiteta Sílvia Lunas.

A pesquisa – O trabalho vai identificar qual o percentual de pessoas usam o transporte coletivo em Dourados, quantos dias por semana, como pagam a passagem, como qualificam o serviço e coletar sugestões para melhoria.

Entre os ciclistas, a pesquisa vai identificar com que frequência e para que usa a bicicleta e se utilizam ciclovias. “Se ainda não usa bicicleta, o que o faria utilizar?”, é uma das questões.

Nos siga no Google Notícias