ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Condenado a 9 anos, traficante foge de penitenciária de segurança máxima

Desde 2018, Ondino Macena Filho tentava transferência para MT e fugiu quando fazia serviço fora dos muros do presídio de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 19/09/2019 08:50
Penitenciária de Dourados, de onde preso condenado a nove anos por tráfico fugiu ontem (Foto: Adilson Domingos)
Penitenciária de Dourados, de onde preso condenado a nove anos por tráfico fugiu ontem (Foto: Adilson Domingos)
Ondino Santos Macena Filho fugiu ontem da penitenciária de Dourados (Foto: Reprodução)
Ondino Santos Macena Filho fugiu ontem da penitenciária de Dourados (Foto: Reprodução)

Preso condenado a nove anos e quatro meses por tráfico fugiu ontem da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Ondino Santos Macena Filho, 39, fazia trabalhava fora dos muros do presídio de segurança máxima com outros dez internos. Eles faziam serviço de roçada nos arredores da penitenciária, localizada na margem da BR-163, saída para Campo Grande.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que Ondino trabalhava do lado de fora do presídio com autorização da Justiça e que procedimento interno será aberto para apurar a fuga. Um agente penitenciário acompanhava o grupo e viu quando o preso saiu correndo em direção ao matagal.

Já com antecedentes por tráfico, Ondino Macena Filho voltou a ser preso em março de 2017, na MS-379, entre Dourados e Laguna Carapã. Ele e outras quatro pessoas transportavam 79 quilos de maconha, revólver calibre 44, munições e 15 ampolas de anabolizantes em um Gol com placa de Goiás.

Condenado em novembro do mesmo ano da prisão, Ondino tentava desde o ano passado ser transferido para Mato Grosso ou para a região norte de Mato Grosso do Sul. Ele é natural de Alto Araguaia (MT).

No dia 5 de maio de 2018, o advogado dele entrou com pedido de transferência e o juiz da Vara de Execuções Penais de Dourados requisitou informações sobre eventual concessão de vaga em Coxim, Chapadão do Sul e Paranaíba. No pedido, a defesa alegou que Ondino Macena Filho queria ficar perto de seus familiares, moradores em Alto Araguaia.

Sem conseguir a vaga, a defesa apresentou outro pedido, em 25 de outubro do ano passado, dessa vez para a comarca de Rondonópolis (MT). No mês seguinte, Ondino informou ao Juízo que não pretendia ser transferido para Rondonópolis e o Poder Judiciário determinou a permanência dele em Dourados.

Entretanto, no dia 12 de abril deste ano, mais uma vez a Justiça douradense mandou ofício ao Juízo da Vara de Execução Penal de Rondonópolis solicitando vaga no regime fechado para Ondino Macena Filho. Ontem, cinco meses depois do pedido, o traficante fugiu.

Nos siga no Google Notícias