Confeccionada em presídio, grife D'Cela lança nova e "funcional" coleção
Peças podem ser compradas também pela internet. Novidade está fazendo maior sucesso!

Criada há dois anos, a grife D'Cela - confeccionada por detentas de São Gabriel do Oeste - acaba de lançar uma nova coleção com artesanatos em cartonagem. A novidade está fazendo tanto sucesso que já vem atraindo e expandindo as atenções dos mercados de moda, superando, inclusive, a produção que, até então, era feita em costura.
Os artesanatos são bem variados e têm como “carro-chefe” peças temáticas relacionadas, por exemplo, ao Dia das Mães, dos Namorados, Natal, entre outras, quando é esperado aumento significativo das vendas.
As reeducandas, que já aplicavam técnicas de costura às peças, receberam capacitação no Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste e passaram a desenvolver trabalhos manuais com a arte que utiliza moldagens e colagens para dar forma a variados tipos de utensílios e itens decorativos.
A D’Cela, “Costurando a Liberdade com Dignidade”, traz na nova coleção tudo o que se une o “útil ao agradável”, mas com toda a delicadeza e qualidade das mãos das detentas, com um toque feminimo todo especial.
A iniciativa é realizada por meio da parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Poder Judiciário, Conselho da Comunidade de São Gabriel do Oeste e Fundação Municipal de Cultura.
Entre os produtos estão desde caixinhas organizadoras, puxa-sacos, almofadas, maletas de maquiagem, lembrancinhas para comemorações e porta-trecos, até bolsas, toalhinhas e carteiras femininas.
Todo o dinheiro é revertido para a compra de material e no pagamento das reeducandas, que recebem ¾ do salário mínimo para ajudar no custeio próprio e de familiares. A cada tres dias trabalhados, as internas recebem remição de um dia, seguindo a legislação.
São cinco detentas fazendo cartonagem e outras três, a costura, sempre com acompanhadas de uma instrutora. As peças também são divulgadas e comercializadas na internet e nas redes sociais. “Aceita-se encomendas para todo Mato Grosso do Sul, sem cobrança de taxa de frete”.
O projeto foi idealizado pela juíza Samantha Ferreira Barione com objetivo levar ocupação produtiva a detentas e possibilitar um novo ofício e uma fonte de renda.